Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Título mundial e reconhecimento financeiro fazem Esquiva ir ao boxe profissional

Brazuca 2014 (Foto: Divulgação/ Adidas)
Escrito por


O boxeador Esquiva Falcão foi apresentado na tarde desta terça-feira pela Top Rank, empresa americana promotora de boxe. O evento aconteceu em um hotel na Zona Sul de São Paulo e contou com a participação do presidente da empresa Todd duBoef e o ex-lutador Sergio Batarelli, que a partir de agora vai ajudar a cuidar da carreira do brasileiro.

- Estou sem palavras. Depois de fazer uma história nos Jogos Olímpicos, poder representar o Brasil no boxe profissional... Estou muito feliz por assinar esse contrato, vou dar o máximo para ser um novo campeão do mundo e tentar igualar o Popó (Freitas, campeão mundial entre os superpenas e os leves) - afirmou o atleta.

- É um dia muito bom para todos na Top Rank. Estamos empolgados em estar no Brasil. Procuramos jovens lutadores e colocamos eles em lutas no mundo todo. Nada é mais empolgante do que desenvolver um mercado com novas estrelas. Depois dos Jogos Olímpicos, estamos seguindo Esquiva e o observando o impacto que ele tem no país - avaliou duBoef.

Medalhista de prata na Olimpíada de Londres (ING) em 2012, Esquiva deixou de lado o sonho de conquistar mais uma láurea no Rio de Janeiro, em 2016. O lutador nunca escondeu a vontade de se profissionalizar. E o lado financeiro também pesou. Até o momento, o boxe olímpico ainda não foi contemplado com o Programa Bolsa Pódio, do Governo Federal, de ajuda aos atletas com uma quantia entre R$ 5 mil e R$ 15 mil.

- Desde do Mundial, falei com os amigos que ia esperar o Bolsa Pódio. Mas eles me perguntavam até quando esperaria. Pensei: "É verdade". Seria uma ajuda boa Mas procurei alguns contatos e analisei o que seria melhor. Fui procurar uma coisa maior para o Brasil. Quero ser um atleta que não brilha só de quatro em quatro anos. Quero brilhar sempre, ajudar minha família a crescer - declarou o boxeador.

Com o dinheiro recebido com o acordo com a Top Rank, Esquiva conseguiu comprar uma casa no Espírito Santo. Agora, ele vai deixar São Paulo, onde fica a Seleção Brasileira de boxe, para voltar a morar no estado de seus pais.

A data da estreia dele ainda não foi confirmada, mas vai acontecer entre o fim de janeiro e o fim de fevereiro, nos Estados Unidos ou na China. Ele vai competir na categoria médio (até 72,6kg). Seu irmão, Yamaguchi, também se profissionalizou nos últimos meses e assinou contrato com a Golden Boy. Assim, existe uma possibilidade de eles se enfrentarem no futuro.