Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Timão não consegue ficar com a bola contra rivais tradicionais no Paulista

Escrito por

Mano Menezes deixou o Pacaembu após o clássico contra o São Paulo lamentando o fato de o Corinthians não ter conseguido ficar com a bola durante a derrota por 3 a 2, no último domingo. A porcentagem de posse da equipe durante o Majestoso foi, de longe, a pior até agora neste Campeonato Paulista: só 37%, segundo o Footstats.

Mas o que chama mais a atenção é o fato de o Timão não ter conseguido ficar mais com a bola contra nenhum adversário mais tradicional. O time do Parque São Jorge só não leva vantagem neste quesito contra Santos (50%), São Paulo (37%), Palmeiras (43%) e Ponte Preta (48%). No resto dos confrontos, ganha todos.

Os números também comprovam a teoria do comandante alvinegro, que pode até vir a fazer alterações no setor. Em entrevista coletiva após o jogo, Mano deu entender que pode usar um meia no lugar de um dos volantes que fazem parte do "tripé" à frente da área alvinegra.

- A passagem da bola pelo meio é muito importante. Hoje são três volantes. Dois mais avançados e o Ralf na contenção. Mas essa saída precisa de qualidade pelo meio. Quando não se faz isso fica complicado. Temos que trabalhar esse tripé de volantes, que pode passar a ter um meia. Assim, teremos mais qualidade e ficaremos mais com a bola. E quando você fica com a bola, não recua - explicou.

O que chama a atenção é que nem nas derrotas para times pequenos o Corinthians ficou com menos posse de bola. É o caso dos jogos contra Bragantino (2 a 0) e São Bernardo (1 a 0), no Pacaembu.

VEJA OS NÚMEROS DE POSSE DO TIMÃO NESTE PAULISTA:

Portuguesa (44%) 1x2 (56%) Corinthians
Corinthians (61%) 1x0 (39%) Paulista
Corinthians (60%) 0x1 (40%) São Bernardo
Santos (50%) 5x1 (50%) Corinthians
Ponte Preta (52%) 2x1 (48%) Corinthians
Corinthians (67%) 0x2 (33%) Bragantino
Mogi Mirim (44%) 1x1 (56%) Corinthians
Corinthians (43%) 1x1 (57%) Palmeiras
Oeste (49%) 1x2 (51%) Corinthians
Corinthians (52%) 3x2 (48%) Rio Claro
Corinthians (52%) 3x0 (48%) Comercial
Linense (46%) 0x4 (54%) Corinthians
Corinthians (37%) 2x3 (63%) São Paulo