Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

STJD julgará escalações irregulares de Lusa e Fla na próxima segunda-feira

Lanús - Argentina (Foto: Marcelo Braga)
Escrito por

A polêmica sobre as escalações irregulares está próxima de ser resolvida. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva marcou os julgamentos dos casos envolvendo o meia Héverton, da Portuguesa, e o lateral-esquerdo André Santos, do Flamengo, para a próxima segunda-feira, às 17 horas.

Conforme o LANCE!Net antecipou, a denúncia foi apresentada nesta quarta-feira ao tribunal pelo procurador Milton Jordão. e os documentos já haviam sido enviados pela CBF. Com a documentação necessária em mãos, o STJD vai analisar e encaminhar a ação que pode tirar quatro pontos da Lusa, rebaixando-a e salvando o Fluminense no Brasileirão.

O tribunal deve intimar todas as partes do processo ainda nesta quarta-feira. Pela urgência da sessão, os envolvidos precisam estar cientes da data para que a reunião seja confirmada.

ENTENDA O CASO

O meia Héverton, da Portuguesa, cumpriu suspensão automática diante da Ponte Preta e foi julgado na última sexta-feira pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD. O jogador foi punido por duas partidas e deveria cumprir mais uma diante do Grêmio. No entanto, foi relacionado e entrou aos 32 minutos do segundo tempo do empate em 0 a 0 com o Tricolor gaúcho.

De acordo com o vice-presidente da Lusa, Roberto dos Santos, o advogado que representou a equipe no julgamento, Oswaldo Sestário, informou que a punição foi de apenas uma partida, que já havia sido cumprida. A notificação de que foram duas partidas de gancho chegou com atraso, apenas nesta terça.

Assim como a Portuguesa, o Flamengo também pode ser punido com a perda de quatro pontos no Campeonato Brasileiro por ter escalado de forma irregular o lateral-esquerdo André Santos na partida contra o Cruzeiro, pela última rodada da competição. O jogador foi expulso na Copa do Brasil, julgado na última sexta-feira, e teria de ter cumprido a suspensão no jogo do último sábado. O que não aconteceu.

O Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que a presença de um representante do clube no julgamento elimina a necessidade de notificação por escrito. Se o erro foi mesmo cometido pela Portuguesa, a punição deve acontecer. Se ficar comprovado que o erro foi do STJD, o clube seguirá na Primeira Divisão.