Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em Sopot, Brasil tenta manter tradição de medalhar em Mundiais Indoor

William Carvalho - Sporting (Foto: Francisco Leong/ AFP)
Escrito por

O Mundial Indoor de Atletismo de Sopot (POL) começa nesta sexta-feira, às 6h (de Brasília), com o Brasil defendendo uma escrita.

Nas seis edições mais recentes, atletas do país conseguiram ao menos uma medalha, sendo que nas duas últimas, em Doha (QAT) e Istambul (TUR), levaram um ouro.

Fabiana Murer foi campeã no salto com vara em 2010 e Mauro Vinícius da Silva, o Duda, ficou com o título do salto em distância em 2012. Desde 2003, o Brasil totalizou nove pódios nesta competição.

O desempenho em pistas cobertas é uma espécie de salvação para o atletismo nacional, que não tem conseguido repetir as mesmas atuações nos Mundiais ao ar livre.

Neste período de 11 anos, foram três medalhas e um título, com Fabiana Murer em Daegu-2011. O Brasil passou em branco em Helsinque-2005, Berlim-2009 e Moscou-2013. O mesmo aconteceu na Olimpíada de Londres-2012.

Em Sopot, serão sete os repre sentantes da delegação nacional, sendo três deles no salto com vara.

– O Campeonato Mundial Indoor é tratado por nós (CBAt) com a mesma importância do Mundial na pista ao ar livre. O peso da competição é o mesmo. Estamos falando de um torneio no qual estão presentes os melhores atletas do mundo neste tipo de pista – afirmou Antonio Carlos Gomes, superintendente de alto rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Apesar do discurso da confederação de a importância ser a mesma, o Mundial Indoor não possui o mesmo prestígio do que o disputado ao ar livre, principalmente nas provas de pista. Usain Bolt e outros astros não competirão em Sopot.

– Não diria que o Mundial Indoor é mais fraco, mas sim diferente. É uma competição com algumas particularidades. Aqui estão os melhores do mundo em pista coberta – analisou Antonio Carlos.

Brasil em Sopot

Homens: Mauro Vinícius da Silva, o Duda (salto em distância); Anderson Henriques (400m); Augusto Dutra e Thiago Braz (salto com vara).

Mulheres: Fabiana Murer (salto com vara); Franciela Krasucki (60m); Keila Costa (salto triplo).