Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seleção feminina tem quinteto como trunfo para a Copa dos Campeões de vôlei

Cruzeiro divulga foto da conquista do Brasileiro (Foto: Cruzeiro/Divulgação)
Escrito por

Campeã em 2005, a Seleção Brasileira feminina contará com cinco remanescentes daquela conquista para faturar o bicampeonato da Copa dos Campeões, que começa na próxima terça-feira.

Estavam naquela equipe as centrais Fabiana e Carol Gattaz, a líbero Fabi e as opostos Sheilla e Natália. A última, aliás, era uma das promessas do vôlei nacional na época, quando tinha 16 anos.

Em 2005, Sheilla foi a maior pontuadora do campeonato, com 95 pontos, enquanto Fabiana liderou as estatísticas no bloqueio.

Do quinteto, apenas a então novata e Gattaz não estiveram presentes na campanha do ouro olímpicos em Pequim-2008. Quatro anos depois, Natália viria a conquistar a medalha, em Londres.

Curiosamente, a convocação para o torneio no Japão marcou o retorno de Gattaz ao time. Ela, que não defendia o Brasil desde 2010, entrou na vaga de Juciely, lesionada. O mesmo ocorreu com Walewska, longe da equipe desde o título na China. Ela substitui Thaisa.

A Copa dos Campeões é disputada em pontos corridos em uma única chave e ocorre tradicionalmente no ano posterior à Olimpíada. Participam do campeonato os vencedores de cada continente, além da República Dominicana, que entrou após receber um convite da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e do Japão, que é o país-sede.

A única confederação sem representante é a África, por ter ficado no último lugar do ranking entre as concorrentes após Londres.

O primeiro adversário do Brasil será os Estados Unidos, time sobre o qual a Seleção garantiu seu único título da competição. Depois, a equipe encara a Tailândia, República Dominicana, Rússia e Japão.