Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seleção Brasileira de Badminton se prepara para o primeiro torneio do ano

Escrito por

Para seleção brasileira de badminton o ano começou mais cedo. Visando os Jogos Panamericanos, em julho, no Canadá, os atletas tiveram menos tempo de recesso e entraram em ritmo acelerado de treino em meados de janeiro. A primeira competição acontece este mês, em Lima, no Peru, do dia 19 ao dia 22, e vale pontos para o ranking internacional da BWF. Nove, dos 16 atletas da seleção, viajam para o Peru em busca de bons resultados para começar 2015.

Beto Santini, diretor técnico da Confederação Brasileira, destaca a evolução dos atletas, em um trabalho que vem sendo realizado há pouco mais de dois anos. Ele comenta que os resultados estão aparecendo a cada torneio, inclusive com a oportunidade de ter atletas como cabeça de chave nesta primeira competição.

- Começamos o projeto há dois anos e meio e os nossos atletas estavam abaixo de 300 no ranking. Hoje temos cerca de 10 atletas entre os 120 primeiros. Estamos tendo bons resultados, o crescimento deles está indo muito bem. Estamos de olho também nas olímpiadas, claro, ainda mais por competirmos em casa. Estamos otimistas e esperamos a melhor participação no PAN este ano - comemora Beto.

Entre os atletas que participam do primeiro torneio, está Fabiana Silva, a melhor brasileira do ranking mundial, atualmente ocupando a 60ª colocação. Aos 26 anos, a atleta de Niterói vem colecionando boas colocações em torneios mundo a fora. No ano passado, conquistou a “tríplice coroa” na última etapa do torneio nacional, ao ficar em primeiro lugar nas três categorias que disputou (individual e duplas,feminina e mista). Durante o ano, nos torneios internacionais, conquistou duas medalhas de ouro jogando individual, além do ouro por equipe no Panamericano de Badminton, uma medalha de prata e mais cinco de bronze. Para ela, o retorno aos treinos foi pesado.

- O início da pré-temporada foi bastante duro, com treinos físicos intensos. Agora estamos mais com a parte técnica, em quadra, e o físico de quadra também. Como estamos perto da primeira competição, dando início a temporada, estamos jogando mais e treinando situações de jogo - explicou a atleta.

Entre os homens que vão competir, Daniel Paiola vai em busca de bons resultados no Peru. O atleta mais experiente da seleção, aos 25 anos é medalhista Panamericano, conquistou o bronze em Guadalajara, na edição de 2011 do torneio. Daniel hoje ocupa a 76ª posição no ranking mundial, o que o deixa mais próximo da vaga para a competição em Toronto. No Panamericano da modalidade em 2014, também em Toronto, Daniel também foi ouro com a equipe, e ainda conquistou quatro pódios na categoria individual, duas medalhas de prata e duas de bronze. Para o atleta, o primeiro torneio é mais uma chance de garantir um primeiro lugar.

- Este ano começamos nossa preparação mais cedo do que na temporada passada e vamos começar a competir antes também. Toda a equipe vem trabalhando muito bem, e vamos para o Peru com o objetivo de trazer o ouro para casa. Este ano é um ano muito importante, ano de PAN e pré-olímpico, estou trabalhando muito para ser realmente especial - comentou Daniel.

A seleção embarca para o Peru no dia 17. Além de Fabiana e Daniel, também embarcam para o Peru: Paula Pereira, Luana e Lohaynny Vicente, Ana Paula Campos, Ygor Coelho, Alex Tjong e Hugo Arthuso. Em seguida, seguem o treinamento para o próximo torneio, o Mercosul, um dos três torneios internacionais dessa modalidade que acontecem no Brasil e o primeiro do calendário, entre os dias 11 ao dia 15 de março, em Foz do Iguaçu.