Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Para seguir vivo, Uruguai busca quebrar escrita contra europeus

Escrito por

O Uruguai se encontra em uma situação delicada. A equipe foi surpreendida pela Costa Rica no último sábado e foi derrotada no Castelão, por 3 a 1, em sua estreia na Copa do Mundo. Precisando da vitória para continuar viva na competição, seu próximo adversário é a Inglaterra e a Celeste conta com uma escrita desagradável: A seleção uruguaia não vence uma seleção europeia em Copas desde 1970, no México. 

A última vitória do Uruguai sobre uma seleção do velho continente veio há 44 anos, quando derrotou a União Soviética por 1 a 0, com gol de Victor Stud, no estádio Azteca, na Cidade do México. Já em 1974, na Copa da Alemanha Ocidental, os uruguaios caíram em um grupo recheado de europeus e assim começava a escrita: Derrotas para Holanda (2 a 0) e Suécia (3 a 0), e um empate contra a Bulgária (1 a 1) deram início ao tabu e causaram a eliminação na primeira fase.

Em 1986, a Copa era mais uma vez no México. Além do México, o Uruguai novamente figurava um grupo com três seleções do velho continente. Desta vez, conseguiram dois empates contra Alemanha Ocidental (1 a 1) e Escócia (0 a 0), em compensação foram humilhados pela Dinamarca (6 a 1). Mesmo assim, conseguiu seguir na competição, mas nas oitavas de final foram derrotados pela poderosa Argentina de Diego Maradona.

Itália, 1990. Com o técnico Óscar Tabárez, o Uruguai empatou com a Espanha em 0 a 0 e acabou sendo derrotada pela Bélgica por 3 a 1. Após conseguir a vitória sobre a Coreia do Sul, conseguiu a classificação para as oitavas de final. Apesar de mais uma vez chegar na segunda fase, a anfitriã venceu os uruguaios, com gols de Salvatore Schillaci e Aldo Serena, dando a vitória por 2 a 0 para a Azzurra.

Em 2002, na Alemanha, a Celeste não passou da primeira fase. Enfrentou dois europeus em seu grupo, sendo derrotado pela Dinamarca (2 a 1) e empatando com a França (0 a 0). No outro jogo, jogou contra um africano e empatou com Senegal em 3 a 3.

Na última Copa realizada, o Uruguai foi até a África em 2010. Na fase de grupos, empatou novamente em 0 a 0 contra a França e seguiu seu caminho até as semifinais, quando acabou sendo derrotada pela Holanda por 3 a 2, dando adeus a Copa do Mundo.



Além de enfrentar a Inglaterra na próxima quinta-feira, ás 16, na Arena Corinthians, a Celeste fecha sua participação na fase de grupos contra a Itália, no dia 24 de junho, na Arena das Dunas. A seleção do técnico Óscar Tabarez necessita das vitórias para se classificar, já que não soma pontos e está com um saldo de dois gols negativos.

Volta de Suárez

A seleção uruguaia contará com a volta do seu principal jogador, Luis Suárez, e além de sua qualidade dentro de campo, conta com o seu conhecimento sobre a seleção inglesa, já que joga no Liverpool, time que é a base da Inglaterra nesta Copa do Mundo.