Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sada consegue liminar e diz que decisão da Superliga B está adiada

Escrito por

A decisão da Superliga B, entre São José dos Campos e Voleisul/Paquetá, marcada para a noite deste sábado, em São José dos Campos (SP), está adiada. O Sada Funec Contagem conseguiu uma liminar na 7ª Vara Cível do Fórum Regional da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que suspende a final da até o julgamento da ação que excluiu a equipe do torneio pela escalação irregular de alguns atletas. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) foi intimada na tarde de sexta-feira, mas ainda não se manifestou. A informação foi divulgada pelo próprio clube mineiro.

Em julgamento ocorrido no dia 31 de março, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei (STJD do vôlei) impugnou o resultado da terceira partida da semifinal da Superliga B, entre Voleisul e Sada após a equipe gaúcha alegar que o adversário teria escaladoo ponteiro Kadu e o levantador Lucas Salim de forma irregular. Assim, o time das categorias de base do Sada Cruzeiro foi eliminado.

- Vamos defender o direito dos nossos meninos, que brilharam no torneio enfrentando equipes adultas. Em respeito a esses jovens que ganharam na quadra o direito de disputar uma final, decidimos esgotar até a última instância. Os atletas entraram em quadra e o fizeram amparados por uma autorização da CBV, que é a própria instância que estabeleceu o regulamento da competição. Iremos até onde o direito nos permitir chegar - afirmou o presidente do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli.

Os mineiros alegam que tinham autorização da CBV para a escalação dos atletas. Enquanto isso, o Voleisul afirma que eles não teriam condições de jogo por terem atuado em uma partida do Sada Cruzeiro na Superliga (vitória por 3 sets a 1 diante do Moda Maringá, em 13 de março), o que não é permitido pelo regulamento. De acordo com Parágrafo Único do Artigo 25 do Regulamento Oficial da Superliga Série B 2014, “após o dia 9 de março de 2014, caso o clube da Superliga Masculina Série B conceda o retorno dos atletas para o clube da Superliga Masculina 13-14, estes atletas não terão direito a retornar para a Superliga Série B”.

- Houve um erro no procedimento. O correto para se questionar a escalação irregular de atletas não é a impugnação de partida, procedimento que foi utilizado pelo Voleisul. A ação deveria ter sido extinta sem julgamento. A segunda instância do STJD ignorou o erro no procedimento e julgou o mérito da ação. Considerando que o processo já foi julgado direto pela segunda instancia, o que também é errado, decidimos interpor essa ação junto à justiça estadual - declarou o advogado do Sada, Henrique Saliba.

Vale lembrar que no terceiro jogo das semifinais da Superliga B, no dia 18 de março, o Sada Funec Contagem venceram o Voleisul/Paquetá Esportes por 3 sets a 1, fazendo 2 a 1 na série e garantindo vaga na decisão.

- Se não tivéssemos autorização da CBV, esclarecendo sobre o regulamento, não iríamos correr o risco de entrar com esses atletas em quadra. Já havíamos disputado quatro partidas contra o Voleisul na competição e vencemos três jogos, todos sem esses dois atletas - disse o supervisor do Sada Cruzeiro, Luís Carlos Sales.