Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rumo ao tri! Após eliminações, sub-20 do Santos já planeja a Copinha

Marcelo Garrafoli, Sergio Peres e Gustavo Jorge, do Santos (Foto: Reprodução/Instagram)
Escrito por

Eliminado da terceira fase do Campeonato Paulista pelo Santo André e das semifinais da Copa do Brasil pelo Internacional, o time sub-20 do Santos já está de férias. Pensando na Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal torneio de base do futebol nacional, o clube decidiu abrir mão da disputa do Campeonato Brasileiro da categoria (disputado no mês de dezembro, no Rio Grande do Sul), em nome de uma preparação mais intensa para a Copinha, que já tem o início marcado para o dia 3 de janeiro de 2015.

O Santos fez o mesmo planejamento em 2014, quando derrotou o Corinthians, foi bicampeão da Copa São Paulo e viu todos os titulares serem promovidos ao elenco profissional pelo técnico da época, Oswaldo de Oliveira. O Campeonato Brasileiro sub-20, naquele ano e novamente em 2014, será disputado pelo time sub-17 do Peixe, que assim terá mais rodagem para futuras promoções e competições.

Esse planejamento foi traçado pela gerência da base santista em acordo com as comissões técnicas de todas as categorias. Agora, a preparação dos jogadores ficará a cargo de três profissionais: Gustavo Jorge, que comanda o setor em todas as categorias, Sergio Peres e Marcelo Garrafoli. Os profissionais marcaram a reapresentação de todo o elenco do sub-20 para o dia 2 de dezembro deste ano.

Garrafoli, Peres e Gustavo Jorge coordenam o preparo (Foto: Vinicios Oliveira/Santos FC)

- É um planejamento de Copa São Paulo que fazemos desde 2013, ou seja, foi executado pela primeira vez em dezembro de 2012. Ele já é padrão. Esse ano resolvemos priorizar novamente a Copa São Paulo mantendo o time que vai disputá-la aqui em Santos durante cinco semanas. Priorizamos construir e fortalecer a base do atleta, e depois trabalhar de forma mais específica. Dentro disso os treinos técnicos também são baseados no objetivo que traçamos. Então, há uma ligação direta, e isso até a estreia do campeonato. Nas duas primeiras partidas ainda estaremos na primeira parte do planejamento, então acredito que no terceiro jogo vamos buscar nosso ápice para o campeonato - relatou o fisiologista Gustavo Jorge, ao LANCE!Net.

O Santos está no Grupo D da Copinha de 2015, sediado na cidade de Lins. Disputarão vaga com o Peixe o Linense, time da cidade, além do Penapolense e o Babaçu, do Maranhão. O líder passa direto para a segunda fase, mas apenas alguns melhores vice-líderes avançam.

A escolha de Lins como sede, aliás, é outra preocupação dos profissionais do Santos, que já se planejam para evitar o desgaste físico e desidratação dos atletas.