Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rio lança campanha contra a discriminação durante a Copa

Escrito por

Na carona da Copa do Mundo, a Secretaria de Estado de Assistência Social Direitos Humanos (SEASDH) lançou uma campanha contra qualquer tipo de preconceito no Rio de Janeiro. Com o nome "Discriminação é gol contra", a SEASDH, em parceria com a a Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (SuperDir), a Superintendência de Igualdade Racial (Supir) e a Subsecretaria de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos pretende incentivar a igualdade.

- Não podemos mais admitir e viver em uma sociedade que discrimina. Estamos lançando a campanha e ficaremos de prontidão 24 horas por dia. Precisamos criar a cultura sobre uma sociedade plural e que respeita - declarou o titular da SEASDH, João Carlos Mariano

A ideia da campanha é promover os direitos humanos e a diversidade durante os dias de competição, sensibilizando brasileiros e estrangeiros para o combate ao racismo, à homofobia, à intolerância religiosa, à xenofobia, à discriminação social, de gênero e de origem. Estão previstas blitzes no Rio, com distribuição de material informativo e educativo.

A primeira delas ocorreu no dia 15 de junho na orla da Zona Sul do Rio. Artistas, atletas e autoridades vestiram a camisa e ajudaram a dizer não a esse tipo de crime. Nas ruas, equipes do governo deflagraram o projeto de conscientização da população local e dos turistas que invadiram o Rio durante a Copa do Mundo. Em clima de paz e descontração, todos se transformaram em garotos-propaganda da iniciativa.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, através da Coordenadoria Nacional LGBT, e Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, a Federação de Torcidas Organizadas do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Carioca de Cidadania e FARE - Rede Europeia de Combate ao Racismo.