Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rio de Janeiro rompe com ATP

Info Massa
Escrito por

O desejo que o Rio de Janeiro teve de sediar as Finais da ATP não se concretizará tão cedo. A relação entre a entidade e o Governo do Estado está deteriorada.

Em fase de corte de investimentos, o órgão público rompeu o contrato de publicidade que tinha com a entidade responsável pelo circuito masculino. O acordo, assinado em 2011, era válido ate o fim do ano. Porém, desde meados de 2013, a torneira fechou, e o dinheiro não caiu mais na conta da ATP.

Assim, a marca "RIO" deixou de aparecer no programa semanal da instituição, o "ATP Uncovered" em setembro, e nem foi exibida nas Finais da ATP de Londres (ING), como ocorrera nos dois últimos anos. Quando da assinatura do contrato, o Governo tinha a ideia de promover por todo o planeta o Rio como destino turístico, em modelo de parceria semelhante ao que Madri (ESP) tem com a Copa Davis.

- Tiraram (dinheiro). Tivemos problemas e seguimos tendo, mas vai ser resolvido, acreditamos. Estamos trabalhando neste sentido. Eles (Governo) não queriam continuar e estamos acertando os detalhes. Até agora, tudo tem sido feito de forma amigável - afirmou ao LANCE!Net o brasileiro Andre Silva, diretor das Finais da ATP e membro do conselho da entidade.

De acordo com Silva, a relação entre ATP e Governo do Rio esfriou muito desde que André Lazaroni assumiu a Secretaria de Esportes em fevereiro deste ano. Ele substituiu Márcia Lins, que foi a responsável por tentar levar as Finais para o Rio, em candidatura fracassada no ano passado.

- Desde a mudança, nosso contato caiu muito. Realmente não houve muita conversa sobre isso (Finais da ATP), perdeu um pouco o timing, corpo - afirmou Silva.

Para o diretor, caso o Rio de Janeiro retome o interesse para receber a competicão após 2015 (último ano do contrato de Londres), será preciso muito trabalho para recuperar a confiança da ATP. O não-cumprimento do contrato queimou o filme do Governo.

- Sem dúvida nenhuma, cria uma certa desconfiança, deixa um gostinho não muito bom na boca . Não te dá a segurança de mesmo que se receba uma proposta, será uma proposta que cumpra exatamente os planos que se propõe. É uma situação chata para mim como brasileiro - concluiu Silva.

Em tempo. Isso não afeta em nada a organização do Aberto do Rio, que será realizado em fevereiro no Jockey Club. O torneio é organizado pela IMX, sem participação do Governo.

Contrato era de R$ 9 milhões

Procurado pela reportagem, o Governo do Estado do Rio de Janeiro confirmou o fim do contrato de publicidade com a ATP em um pequeno comunicado divulgado pela assessoria de imprensa:

“O contrato com a ATP está em processo de rescisão. Por ser uma Associação de Tenistas Profissionais, não pode usar a lei do ICMS destinada a projetos esportivos. O valor do contrato era de R$ 9 milhões”

Na última semana, a Soccerex-2013, que seria realizada no Maracanã, foi cancelada. Em nota divulgada pela  Secretaria de Esporte e Lazer do Rio, a convenção global de negócios do futebol não seria realizada para que “o patrocínio não tivesse como fonte de recursos o Tesouro Estadual”.

Colaborou Amélia Sabino