Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rio consegue adiantar as obras do Parque de Canoagem Slalom

Allianz Parque - Palmeiras (FOTO: Reginaldo Castro/LANCE!Press)
Escrito por

Novembro de 2015 é o mês previsto para a entrega da pista do Estádio de Canoagem Slalom dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016. Mas, em documento interno a que o L!NET teve acesso, a prefeitura carioca, responsável pela construção, já trabalha com a data de conclusão em agosto ou setembro.

– Em novembro, vamos entregar a pista para o primeiro evento-teste. A instalação estará toda pronta no primeiro trimestre de 2016 – disse o diretor de Projetos da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Roberto Ainbinder.

A prefeitura não confirma a entrega antecipada da instalação até setembro de 2015. Mas, de acordo com o novo cronograma, a finalização da pista ocorrerá nessa data.

O início da construção do Estádio de Canoagem Slalom sofreu vários atrasos. O tempo foi recuperado desde março, quando ocorreu a licitação da instalação, e julho, com o início efetivo das obras.

No estágio atual das obras, o lago da pista está quase todo concretado. E a escavação das corredeiras também transcorre sem problemas.

Ao todo, são 250 metros destinados ao canal de competição e outros 200 metros para o canal de treinamento. E sete bombas serão utilizadas para bombear os 25.850 m³ de água, que equivalem ao volume de sete piscinas olímpicas.

– A obra em si não é muito difícil. O que dificulta são as especificidades, a questão do bombeamento da água, o posicionamento dos obstáculos – explicou o diretor da EOM.

Em julho, a organização brasileira dos Jogos testou o projeto da pista em Praga, na República Tcheca. Na ocasião, foi construído um modelo hidráulico que tem tamanho de 1/13 do real.

O circuito de canoagem projetado foi aprovado no teste. Mas modificações técnicas na colocação dos obstáculos foram necessárias.

Com o fim dos Jogos Rio-2016, o Complexo de Canoagem Slalom ficará como legado e será aberto ao público. A diferença é a de que não contará com arquibancadas.

Os oito mil lugares da instalação serão temporários.

____________________________________

Atrasos sucessivos marcam a construção

O Estádio de Canoagem Slalom é considerado uma das instalações mais complexas dos Jogos Olímpicos. Por isso, a demora do Rio em tirar o projeto do papel alarmou a todos da Federação Internacional de Canoagem (ICF).

As especificidades técnicas exigidas, com a colocação dos obstáculos, a pressão e o bombeamento da água, fazem com que o circuito de canoagem slalom seja considerado uma instalação de risco.

O Rio era para ter iniciado a construção do Parque de Canoagem Slalom em 2012. Mas vários obstáculos apareceram.

Primeiro, o governo estadual que seria o responsável pela construção, que é paga com recursos do governo federal, repassou a tarefa para a prefeitura, em março de 2013.

Em agosto de 2013, cogitou-se transferir a disputa para Foz do Iguaçu, no Paraná, por causa do alto valor para a construção do Parque de Canoagem. A questão só foi resolvida em outubro de 2013, após o Comitê Olímpico Internacional (COI) aceitar que o Rio diminuísse em quase 40% o tamanho do projeto e, com isso, o montante total para erguê-lo.