Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Recordista, Sebastian Vettel vence o GP do Brasil de Fórmula 1

Escrito por

Até São Pedro se rendeu ao alemão Sebastian Vettel. Sem dar chances para seus concorrentes, o alemão da Red Bull venceu o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, no autódromo de Interlagos, neste domingo. Foi a nona vitória consecutiva do alemão, que já havia conquistado o título da temporada e é o piloto mais jovem a conquistar o tetracampeonato da categoria.

Em sua despedida da Fórmula 1, o australiano Mark Webber completou a dobradinha da equipe austríaca. O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, completou o pódio em Interlagos.

Com bom desempenho pela McLaren, o britânico Jenson Button foi o quarto colocado. Nico Rosberg, da Mercedes, foi o quinto, e Sergio Pérez, da McLaren, o sexto.

Prejudicado por conta de uma passagem pelos boxes, o brasileiro Felipe Massa foi apenas o sétimo colocado, seguido por Nico Hulkenberg, da Sauber. Também punido, Lewis Hamilton foi o décimo.

A CORRIDA

Um início diferente do que imaginávamos: foi assim que começou o GP Brasil. Logo na largada, Nico Rosberg, da Mercedes, mostrou ousadia e passou o compatriota Sebastian Vettel, da Red Bull. Porém, como a escrita das últimas oito provas, o tetracampeão não deixou isso ir longe e, no fim da primeira volta, ultrapassou Rosberg. Com atitude, Massa pulou da nona para a sexta colocação. Alonso, que saiu em segundo, caiu para quarto.

A partir daí, a diferença de Vettel só aumentou e ele foi deixando os oponentes para trás, seguindo livre para sua nona vitória consecutiva na temporada - algo inédito até então. Rosberg foi caindo gradativamente no grid, e o primeiro pit stop da equipe o prejudicou ainda mais. Após as primeiras paradas, a classificação se desenhou com os dois carros da Red Bull nas duas primeiras colocações (Vettel e Webber), seguidos por Alonso e Massa, ambos da Ferrari.

O brasileiro se manteve na posição até o momento que foi punido com uma passagem nos boxes por ter passado na linha branca dos boxes em sua parada. A punição prejudicou o piloto, que caiu para a oitava posição. Enquanto isso, a surpresa ficava por conta dos carros da McLaren, que largaram longe das primeiras posições e, durante a carrida, estiveram sempre entre os dez primeiros.

Entre as voltas 40 e 50, a classificação caminhava com: Vettel, Webber, Alonso, Hamilton, Button, Rosberg, Pérez e Massa. Até que o polêmico Lewis Hamilton se chocou com o retardatário Valtteri Bottas, da Williams, e foi punido com um drive-through, caindo para a 11ª posição. O finlandês, por sua vez, abandonou o GP Brasil.

Esse foi o último grande capítulo da prova, que terminou novamente com a vitória de Vettel. Foi a nona vez consecutiva que o alemão escutou o hino no degrau mais alto do pódio. Em sua última corrida pela Ferrari, Massa foi sétimo.

Confira a classificação da prova

1) Sebastian Vettel   (ALE/RBR)  - 1h32m36s300
2) Mark Webber        (AUS/RBR)    + 10s452
3) Fernando Alonso    (ESP/Ferrari)    +  18s9
4) Jenson Button      (ING/McLaren)   +   37s3
5) Nico Rosberg       (ALE/Mercedes   +   39s0
6) Sergio Pérez       (MEX/McLaren)   +   44s0
7) Felipe Massa       (BRA/Ferrari)  +  49s1
8) Nico Hulkenberg    (ALE/Sauber)    + 1m04s2
9) Lewis Hamilton     (ING/Mercedes)   +  1m12s9
10) Daniel Ricciardo   (AUS/STR)   + 1 volta
11) Paul di Resta      (ESC/Force India) + 1 volta
12) Esteban Gutiérrez  (MEX/Sauber)  + 1 volta
13) Adrian Sutil       (ALE/Force India) + 1 volta
14) Heikki Kovalainen  (FIN/Lotus)  + 1 volta
15) Jean-Eric Vergne   (FRA/STR)  + 1 volta
16) Pastor Maldonado   (VEN/Williams) + 1 volta
17) Jules Bianchi      (FRAMarussia)   + 2 voltas
18) Giedo van der Garde (HOL/Caterham)  +  2 voltas
19) Max Chilton   (ING/Marussia)  +   2 voltas
Abandonaram
20) Charles Pic    (FRA/Caterham)
21) Valtteri Bottas   (FIN/Williams)  
22) Romain Grosjean  (FRA/Lotus)