Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Racismo atinge futebol chileno às vésperas do sorteio da Copa América

Rogério Ceni participa de inauguração de memorial em Sinop (Foto: Marco Aurélio Jr.)
Escrito por

Enquanto o Chile faz os últimos preparativos para receber o sorteio da Copa América-2015, um episódio de racismo deixou futebol local conturbado. O alvo foi o atacante venezuelano Emilio Rentería, do San Marcos de Arica, durante a partida contra o Deportes Iquique. Por causa dos insultos, o jogo nem terminou.

O mau exemplo das arquibancadas começou aos 46 do primeiro tempo, assim que Rentería marcou o gol que colocou o San Marcos em vantagem. Na comemoração, o jogador trocou a euforia por balançar as redes pelo choro da decepção de ter sido ofendido pelos torcedores do Iquique.

Os gritos continuaram e o áribtro Julio Bascuñán não teve outra alternativa a não ser encerrar a partida aos 25 minutos do segundo tempo. Não foi a primeira vez que Rentería foi alvo de insultos racistas. Ele já tinha sofrido a mesma coisa no jogo contra o O'Higgins.

A Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP) se manifestou logo depois através de uma nota. A entidade condenou " da maneira mais enérgica os incidentes". Além disso, o setor de competições vai pedir com urgência o relato do árbitro e do chefe de segurança do Arica, mandante da partida, para então encaminhar o caso ao Tribunal de Disciplina.

O caso gerou repercussão entre os próprios jogadores chilenos.

- É lamentável que ainda existam atos de racismo em nosso futebol com um companheiro de profissão. Uma pena - disse o volante Claudio Maldonado, que defender diversos clubes no Brasil, via Twitter.

Neste domingo, dia em que o Comitê Executivo da Conmebol se reúne em Viña del Mar, local do sorteio da Copa América na segunda-feira, o Apertura chileno continua, com direito a um duelo entre Colo Colo e Universidad Católica.