Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Promessa dos Jogos Escolares já treina com time da Superliga de vôlei

Gol do Wagner - Fluminense x Nautico (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Escrito por

Vitrine para atletas. Assim podem ser vistos os Jogos Escolares da Juventude, que acontecem até o dia 16 de novembro, em Belém (PA). Douglas Pureza, de 16 anos, defende a escola CEL pela última vez na competição, já que no ano que vem não terá mais a idade permitida. O atleta, que joga pelo Flamengo, foi convidado para treinar na equipe RJX, que atualmente disputa a Superliga de vôlei, e espera ter o contrato assinado até o fim deste ano.

- Participei do campeonato adulto pelo Flamengo, o técnico gostou e me chamou. Tenho que aproveitar as portas que estão abrindo. Todos do time me deixam muito confortável por eu não ser muito experiente, mas dou conta do recado e eles confiam em mim - disse Pureza, ao LANCE!Net.

Em todos os jogos, Douglas leva um reforço a mais. Trata-se de sua mãe, Ana Pureza, que acompanha o filho em todos as partidas. Em Belém, não foi diferente. A manicure conta que adaptou toda sua vida para estar perto do atleta.

- Eu atendo a domicílio justamente para acompanhá-lo. A gente ajuda como pode. Quando ele precisa viajar, pego o material na escola e repasso tudo. Ele tem 100% de bolsa e o colégio incentiva muito. O esporte ajuda muito na educação de um filho, principalmente no diálogo com os pais. Douglas nasceu jogando vôlei e não troca isso por nada - ressaltou a mãe, que não tirava o olho da quadra.

Douglas já fez parte da Seleção Brasileira Infanto Juvenil e classificou a conquista como um sonho realizado. Ele contou que foi descoberto por Percy Onken, técnico da equipe sub-19 em um Campeonato Brasileiro. Percy, que descobriu nomes como o medalhista olímpico Giba, está nos Jogos Escolares da Juventude e observa com atenção todos os jogos do vôlei masculino. O treinador está em busca de garotos para a Seleção, que disputa ano que vem o campeonato Sul-Americano.

-  Procuramos ver o máximo de atletas e encontrar garotos que têm potencial para o nível internacional. Isso se refere a estatura, biotipo, capacidade de salto e seu controle de bola, técnica individual. Esse é o caminho para chegar em nível de Seleção Brasileira. Eu tenho a relação te todos eles. Então, aqueles atletas que temos interesse, eu falo com o técnico e pego os contatos. Um evento como esse é ótimo, aumenta nosso poder de observação - enfatizou Percy.

Douglas, por sua vez, deixou um recado para aqueles que sonham em defender o país:

- Falo para eles jogarem bem e darem o máximo. O garoto precisa tentar ser visto pelo Percy.