Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Primeira escolha do Draft, Anthony Bennett tem retrospecto pífio na NBA

Héverton e André Santos (Fotos: Divilgação/ LANCE!Press)
Escrito por

Anthony Bennett. Este foi o nome chamado pela primeira vez no Draft da NBA deste ano, já que o jogador foi selecionado pelo Cleveland Cavaliers, que detinha a primeira escolha do processo de seleção de calouros para a liga. Entretanto, o canadense de 20 anos não está correspondendo às expectativas que tradicionalmente são depositadas nos principais atletas que vêm da universidade.

As atuações do ala-pivô, reserva no time de Ohio, durante a sua primeira temporada, já fazem com que os torcedores de Cleveland sugiram que Bennett vá para a D-League, espécie de liga de desenvolvimento da NBA, na qual atletas permanecem para obter experiência.

Bennett ainda não conseguiu chamar atenção nos cerca de dez minutos que vem atuando a cada partida. Os números do ala-pivô, de 2,03m, não poderiam ser piores, com médias de 2,2 pontos e 1,9 rebote por jogo.

O canadense deixou a quadra sem pontuar em nove das 19 partidas que atuou, como foi na derrota para o Miami Heat (114 a 107), no último sábado. Ele já chegou a ser vaiado pelos fãs do Cavs, após um arremesso de média distância que nem sequer bateu no aro, em duelo contra o Washington Wizards, em novembro.

Seu melhor desempenho até aqui foi em um jogo contra o San Antonio Spurs, também em novembro, quando marcou nove pontos. Bennett já tentou 64 arremessos na atual temporada e acertou apenas 17, o que lhe proporciona um aproveitamento pífio de 26,6%.

Se comparado com as últimas principais escolhas do Draft, Bennett leva uma verdadeira surra nos números. O Cleveland tem, inclusive, um exemplo de sucesso em seu plantel. Kyrie Irving, primeira escolha da franquia em 2011, se tornou ídolo pelas atuações que fez - e continua fazendo - pelo Cavs: 18 pontos por jogo em sua primeira temporada pela equipe.

Primeira escolha de 2012, Anthony Davis, do New Orleans, serve como fator comparativo. O ala-pivô, em sua primeira temporada na NBA, obteve bons números (veja o quadro).

Mas, ainda há um outro fator negativo canadense: ele é asmático e sofre com apneia do sono. O problema já fez o técnico Mike Brown se manifestar, dizendo que “sempre que olha para o Anthony Bennett ele está ofegante e, por isso, prefere não o observar nos jogos”.

Os números comprovam e Bennett é, por enquanto, a grande decepção da atual temporada da NBA. Mas ainda há tempo para reagir. O Cleveland volta a jogar nesta terça-feira, contra o Portland Trail Blazers, às 22h (de Brasília).

Anthony Bennett (2013) X Anthony Davis (2012)

Pontuação no primeiro jogo como profissional
2 x 21

Média de pontos nos dez primeiros jogos
2,2 x 14

Aproveitamento nos arremessos
26% x 51%

Aproveitamento nos lances livres
37% x 75%

Média de rebotes na primeira temporada
1,9 x 8,2