Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Presidente do Barça diz que responsabilidade do ‘caso Neymar’ é do antecessor

Escrito por

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, depôs nesta sexta-feira para a Audiência Nacional da Espanha sobre o "caso Neymar". Na presença do juiz Pablo Ruz, o dirigente negou o delito fiscal de que é acusado, e jogou a culpa para o seu antecessor, Sandro Rosell, que acabou renunciando quando o escândalo explodiu. Segundo ele, a responsabilidade é atribuível a outro ano, e não ao seu como mandatário do clube catalão.

A acusação é de crime fiscal na contratação de Neymar, há um ano e meio. Entre outras acusações, que não estiveram em pauta desta vez, Bartomeu é acusado de sonegar 2,6 milhões de euros (R$ 8,3 milhões) em 2014. Ele teria deixado de aplicar o valor dos impostos do craque já sendo residente na Espanha, que seria de 56%, mas utilizou os números brasileiros, que são de 24%.

Bartomeu prestou o seu depoimento durante três horas. Segundo fontes da EFE, que escutou pessoas presentes à cerimônia, o dirigente explicou que não interveio poque considerou os sete contratos legais.

O Barcelona, como pessoa jurídica, também foi chamado para depor no mesmo tribunal. Foi a primeira vez na Espanha que um clube precisou responder sobre delito fiscal.