Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

St Pierre passa aperto, mantém cinturão e deixa aposentadoria no ar

Georges Saint Pierre, Johny Hendricks (FOTO: Getty Images)
Escrito por

A luta principal do UFC 167, que aconteceu em Las Vegas, em comemoração ao anivesário de 20 anos do Ultimate foi a cereja do bolo de um show que entrou para a história. As apostas de que Georges Saint Pierre teria pela frente o adversário mais difícil de sua carreira se confirmaram e o lutador canadense teve um duro desafio até alcançar a vitória na decisão dividida contra o desafiante Johny Hendricks.

Georges chegou a ser abalado por diversas vezes pela poderosa mão esquerda de Hendricks, mas se manteve inteiro e em ritmo acelerado para impôr sua trocação, sua movimentação e seu jogo de derrubadas para alcançar o triunfo em decisão apertada.

- Hendricks foi a minha luta mais difícil. Perdi um pouco da memória da luta, machuquei meu olho durante o primeiro round e isso me atrapalhou. Quero agradecer o Hendricks e louvá-lo pelo trabalho que ele fez. Ele foi muito bom em ler meu jogo. Ele bate muito forte e foi um combate difícil. Há muitas coisas acontecendo na minha vida... Tenho de ficar um tempo longe do UFC, tenho algumas decisões a fazer e preciso me afastar um pouco. Tenho de pensar se vale a pena continuar lutando. Estou emocionado e apenas quero ter tempo para tomar uma decisão. Eu é quem agradeço ao Ultimate e a todos os fãs e pessoas que me apoiaram nessa caminhada - declarou o campeão meio-médio, dando a entender que pretende pendurar as luvas temporariamente.

Desolado, Johny Hendricks chegou a comemorar uma possível vitória ao final do confronto. O americano, ao ouvir o anúncio do resultado oficial da disputa de título, desabou sem acreditar no que estava ouvindo.

- Achei que tinha vencido a luta. Se vocês (público) viram a mesma luta que eu, verão que venci. Agradeço a Georges, isso é uma droga, mas voltarei e vou pegar esse cinturão. Não foi a minha luta, mas, na próxima, esse cinturão é meu. Quero o título. Vim aqui para tomar esse cinturão, tiraram de mim, mas ainda o terei - disse Hendricks, logo após o confronto. 

O triunfo foi a nona defesa de título consecutiva e bem sucedida de Georges Saint Pierre no Ultimate. O canadense é o maior campeão do evento na atualidade e é o atleta que está mais próximo de bater os recordes de Anderson Silva. Foi a 12ª vitória consecutiva do campeão meio-médio. Já Johny Hendricks, teve interrompida uma sequência de seis vitórias na maior organização de MMA do mundo. O americano sofreu apenas sua segunda derrota na carreira de 17 lutas e 15 triunfos.

A LUTA
1º round
A disputa começou em ritmo acelerado. Antes mesmo que Hendricks tentasse soltar sua poderosa mão esquerda, Saint Pierre conseguiu o derrubar e encaixar uma guilhotina, que foi bem defendida pelo americano. De volta na luta em pé, Johny tentava cercar o canandense, mas GSP manteve a calma e trabalhou seus golpes. Hendricks chegou a acertar uma boa joelhada, mas não pegou em cheio. 

2º round
A segunda etapa quase teve o duelo encerrado em seus minutos iniciais. Isso por que Hendricks conseguiu imprimir um ritmo forte e conectou inúmeros socos fortes em Georges, que ficou abalado e quase caiu nocauteado. O canadense teve de segurar o adversário na luta agarrada para se recuperar. Johny parecia ter encontrado a distância e se soltou mais no combate. Enquanto isso, GSP não se abalava e tentava manter o ritmo de seus ataques. 

3º round
Ciente do preparo físico de Saint Pierre, Johny insistiu em arriscar seus poderosos socos na esperança de derrubar o rival. Georges se mostrou tranquilo o tempo todo e não se abalou com a sequência de ataques de Hendricks. O conhecido jogo de derrubadas deu lugar ao de trocação, usado por ambos na maior parte do tempo. Mas nos segundos finais do terceiro round o americano derrubou o canadense e travou a luta no chão.

4º round
Com a torcida a favor, GSP continuou controlando o centro do octógono e tentando cercar o americano até que Hendricks conseguiu derrubar o canadense e ficar por cima no solo, onde atingiu bons golpes. De volta em pé, Saint Pierre já apresentava o rosto machucado, com alguns sangramentos, mas mantinha a postura e seguia atacando. O penúltimo round chegou ao fim com Johny segurando o confronto na grade.

5º round
O último assalto começou com Sain Pierre tentando levar o duelo para o chão. Johny conseguiu se defender bem e inverteu a posição, encurralando Georges na grade. O público se levantou quando GSP conectou dois socos no queixo de Hendricks e combinou com uma derrubada. O confronto ficou acirrado e os dois se alternaram no controle da posição. Quando Georges se aproximou do americano, grampeou suas pernas e conseguiu levar a luta para o solo, de onde Johny rapidamente se levantou. O duelo chegou ao fim com GSP tentando uma finalização.