Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Perto das decisões, Damião evolui para mostrar ‘nível de Seleção’

Luiz Besouro (FOTO: Divulgação)
Escrito por

A falta de gols nos primeiros três jogos incomodou a torcida do Santos, que já tinha esperado cinco rodadas para ver Leandro Damião, contratação mais cara da história do futebol brasileiro, em campo. Agora a história é outra: o camisa 9 vem de quatro gols nas últimas cinco partidas, espantou a seca, “mudou” Gabriel de posição e mostrou que chegou para ficar.

A duas rodadas do fim da primeira fase do Paulistão, o reforço de R$ 42 milhões tem bom histórico em decisões pelo Inter, e terá a grande chance de mostrar que ainda é “nível de Seleção” a partir das quartas de final do Estadual, único torneio que termina antes da convocação. Felipão, aliás, já descreveu o tipo de atacante que gostaria de levar para a Copa: é preciso ter presença de área, bom cabeceio e ser participativo. Com Oswaldo de Oliveira, o santista se adapta.

– O Damião vem mostrando um espírito coletivo muito grande – reconheceu Oswaldo após os 4 a 1 contra o Oeste, domingo, quando o camisa 9 fez seu gol de ombro.

Mais participativo, com cruzamentos na área e até ajudando a puxar contra-ataques fora dela, ao lado de Cícero e Gabigol, o atacante mostra evolução e apaga de vez a temporada 2013, quando marcou apenas 13 vezes em 45 partidas pelo Colorado. No Brasileirão, foram míseros cinco gols – um em abril, um em julho, um em agosto e dois em outubro. Sendo assim, a média dos últimos cinco jogos é a melhor de Damião desde 2011, quando chamou atenção no futebol brasileiro anotando 38 vezes em 53 jogos.

Números, estatísticas e marcas que ajudam a diretoria a justificar o ousado investimento, que teve ajuda do fundo Doyen Sports, e até hoje tem sua utilidade discutida entre os conselheiros do clube. Na última reunião, foi até mencionado o valor de venda do atacante, que tem contrato até dezembro de 2018 e só sairá por uma proposta de 18 milhões de euros (R$ 57,5 milhões).

Os números aproximam Damião dos outros atacantes do trio de Oswaldo, todos com cinco gols marcados. As estatísticas são usadas pelo treinador para assegurar sua titularidade e estudar seu novo posicionamento em campo. Já as marcas podem servir para o título paulista voltar à Vila Belmiro e uma dúvida surgir na “lista quase fechada” da Copa. A evolução, como o show, tem que continuar...

No Sul, ele decidiu!

2011
Usado pelo time profissional do Inter a partir do segundo semestre de 2010, foi titular no Gauchão do ano seguinte e anotou dois gols nos dois jogos da decisão, logo contra o Grêmio.

2012
Tirou o Grêmio na final de um dos turnos e marcou contra o Caxias, na decisão. Novamente, estrela brilhou.

2013
Grêmio não chegou, e Damião fez dois no São Luiz. Tricampeão em alta!