Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

NBB: Em partida equilibrada, Paulistano vence o Rio Claro

Escrito por

O Paulistano/Unimed teve um grande desempenho ofensivo no quarto período (30 pontos) e venceu o Rio Claro Basquete, fora de casa, pelo placar de 90 a 87, em partida disputada no Ginásio Felipe Karan, no interior do Estado de São Paulo. Originalmente válido pela 19ª rodada do NBB 7, o duelo foi adiado devido à participação do clube da capital paulista na Liga das Américas 2015 e realizado isoladamente na noite desta sexta-feira.

Com a vitória, o time dirigido pelo técnico Gustavo De Conti voltou a assumir a sexta posição. Este foi o 12º resultado positivo da equipe em 23 jogos disputados. Do outro lado, Rio Claro conheceu sua 18ª derrota também em 23 partidas realizadas e segue na vice-lanterna do maior campeonato de basquete do país.

Responsáveis por 24 e 22 pontos, respectivamente, os norte-americanos Kenny Dawkins e Desmond Holloway foram os cestinhas do Paulistano no duelo, seguidos por Pilar, autor de 16 pontos. Juntos, os três jogadores totalizaram 68,8% dos pontos da equipe. Pelo Rio Claro, os destaques foram Caio Ranches e Eric Tatu, ambos com 16 pontos.

Na sequência da competição, o Paulistano atuará em casa e receberá o Palmeiras, na próxima terça-feira, às 19 h. No dia seguinte, às 20 h, o Rio Claro jogará mais uma vez como mandante e terá o Basquete Cearense pela frente.

PARTIDA COMEÇA EQUILIBRADA, MAS PAULISTANO DESLANCHA

O Paulistano dominou o placar de ponta a ponta no primeiro quarto. Para isso, a equipe visitante contou com um bom trabalho defensivo, que permitiu apenas 12 pontos dos rivais, e grande início de partida de Holloway. Inspirado, o norte-americano marcou oito pontos, sem errar um arremesso sequer, e ainda garantiu três rebotes e uma assistência. Desta maneira, o clube da capital paulista não só se manteve sempre em vantagem como também abriu nove pontos de frente na parcial inicial (21 a 12).

Logo no início do segundo período, Rio Claro igualou as ações, graças à saída de Calvo do banco de reservas. Em pouco menos de dois minutos, o ala/pivô espanhol marcou sete pontos, com direito a duas bolas de três pontos seguidas, e foi fundamental para a diferença no marcador despencar para dois pontos (23 a 21). Depois disso, o jogo ficou lá e cá e os minutos finais da parcial foram eletrizantes. Com bela bandeja de Tatu em contra-ataque, os donos da casa viraram o jogo e assumiram a ponta do placar pela primeira vez (28 a 27).

Em seguida, o Paulistano contou com duas bolas de três pontos seguidas de Dawkins e voltou a liderar (33 a 31). Só que foi Rio Claro quem partiu para o intervalo na frente. Para isso, a equipe do técnico Marcelo Tamião contou com uma sequência de três bolas de três pontos seguidas, primeiro com Cícero e depois duas vezes com Tatu. O Paulistano seguiu pontuando com lances livres, mas não o suficiente para impedir que os anfitriões fechassem a primeira metade da partida com 42 a 39 de frente.

Na volta do intervalo, o Paulistano voltou a contar com o protagonismo de Holloway para recuperar a ponta do marcador. Ainda com um alto aproveitamento nos arremessos, o camisa 22 marcou mais nove pontos e foi fundamental para o bom desempenho da equipe visitante no terceiro quarto. Do outro lado, Rio Claro melhorou nos minutos finais da parcial e conseguiu cortar a desvantagem que chegou a ser de cinco pontos (58 a 53) para apenas dois (60 a 58).

Com grande poder de decisão, o Paulistano teve um ótimo desempenho ofensivo na parcial final. Com destaque para Dawkins, além de boas participações de Pilar, César e Renato, o time da capital paulista manteve boa regularidade em seu ataque e rapidamente colocou uma vantagem confortável no placar. Mosso e Caio até tentaram liderar uma reação do Rio Claro, mas o Paulistano se segurou e confirmou a importante vitória fora de casa.