Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Operação Lava-Jato entra na pauta de reunião do COI no Rio de Janeiro

Escrito por

A Operação Lava-Jato, escândalo de corrupção tendo a Petrobras como pilar e uma série de empreiteiras como envolvidas, foi tema durante as reuniões entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Rio-2016 nesta semana.

Nesta sexta-feira, o jornal "O Globo" publicou que sete empresas que participam de obras importantes dos Jogos Olímpicos foram acusadas de irregularidades no esquema, e que isto poderia trazer impactos indiretos para o andamento da Rio-2016 - como dificuldade das empreiteiras em obterem empréstimos, por exemplo. O COI, porém, acredita que isso não vai afetar a Olimpíada.

- Esta informação foi dada de uma forma bastante proativa por parte do comitê local. Não foi identificado nenhum risco de entrega. Deram a garantia de que as instalações olímpicas serão erguidas - falou Christophe Dubi, diretor executivo do COI para Jogos Olímpicos.

E MAIS:
>COI diz que ainda acredita em meta de despoluição da Baía de Guanabara
>Vídeo 3D mostra andamento das obras e como ficará Parque Olímpico do Rio
>COI determina que Rio-2016 trabalhe com o estado para a despoluição da Baía de Guanabara
>Rio pode ter duas piras nos Jogos de 2016

As "empreiteiras olímpicas" envolvidas na Operação Lava-Jato são Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Mendes Júnior e Carioca. Elas são responsáveis pela construção de obras como o Parque Olímpico da Barra, Vila dos Atletas e Linha 4 do metrô.

A situação econômica do país também foi discutida entre a presidente Dilma Rousseff e o mandatário do COI, Thomas Bach. Os dois se encontraram em Brasília na terça-feira. Do período de 1h30 de conversas, cerca de 30 minutos foram apenas para debate da realidade econômica nacional.