Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Novela à vista! São Paulo abre negociações para manter Welliton

Brazuca 2014 (Foto: Divulgação/ Adidas)
Escrito por

O São Paulo deu início na semana passada às negociações para tentar manter o atacante Welliton, cujo contrato de empréstimo termina no fim desta temporada. As tratativas com o Spartak Moscou (RUS), clube detentor dos direitos econômicos do atleta, são complexas e as partes envolvidas acreditam que as conversas devem se arrastar até o fim da janela de transferências, em janeiro.

Alguns fatores dificultam a permanência do camisa 37, que agradou o técnico Muricy Ramalho mesmo com apenas três meses de clube. O mais importante é que Welliton entrará em seu último ano de contrato na Rússia e o Spartak, portanto, vai tentar até as últimas lucrar com uma transação. Pior: acreditam que o jogador vale cerca de 4 milhões de euros (cerca de R$ 12 milhões), dinheiro que o São Paulo nem cogita desembolsar.

As outras alternativas também não são simples. A que mais agrada ao Tricolor é convencer os russos a estender o contrato do jogador para renovar o empréstimo, mas isso já foi feito na época em que o atacante se transferiu para o Grêmio, no começo deste ano. Outro empréstimo simples agora está descartado.

Um acordo para o Spartak lucrar em uma negociação futura conduzida pelo São Paulo também é analisada, mas todas as alternativas vão depender do que o mercado apresentar para Welliton agora em janeiro. Aí mora a maior esperança do São Paulo.

A expectativa dos dirigentes é a de que o Spartak não conseguirá chegar perto do valor pretendido com na egociação no exterior e terá de ceder para lucrar alguma coisa. Os russos também atenderiam o desejo do jogador. Após a última partida, contra o Criciúma, fora de casa, Welliton disse que pretende permanecer, reforçando um desejo antigo.

Ele virou ídolo na Rússia após ser artilheiro do campeonato local por dois anos consecutivos e ser até hoje um dos maiores goleadores da história do Spartak. Ganhou mercado fora, mas pouco atuou nesta temporada, principalmente por não ter sido utilizado no Grêmio, e ficou fora de evidência.

Na negociação, o São Paulo acionou os empresários Jorge Machado, representante do Spartak no Brasil, e Eduardo Uram, agente do jogador. Ambos têm visões distintas do andamento das tratativas, mas concordam que a situação deve se alongar.

Welliton tem 27 anos e foi revelado pelo Goiás, do qual saiu em 2007 em direção ao Spartak. Pelo São Paulo, ele disputou 16 jogos e marcou apenas quatro gols. Sua capacidade para fazer diferentes funções no ataque, experiência e força física, porém, deixaram a comissão técnica convictas de que vale investir no atleta para 2014.