Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mineirão obtém selo ambiental inédito no país

Escrito por

Reformado para abrigar jogos da Copa do Mundo, onde será palco da semifinal entre Brasil e Alemanha, o estádio do Mineirão conquistou o selo Platinum, nível máximo de certificação ambiental junto à Leedership in Energy and Environmental Design (Leed), concedida pela Green Building Council Institute (GBCI).

O estádio é o primeiro no país a obter o selo Platinum e o segundo em todo o mundo. Para atingir esse nível, o Mineirão conquistou 81 dos 110 pontos concedidos pela entidade através de um rigoroso processo de iniciativas exigidas e controle de documentos.

Entre os destaques da arena esportiva está em Eficiência da Água, categoria em que atende todos os 10 pontos exigidos, e Energia e Atmosfera, onde atinge 32 dos 35 itens requisitados. Com a nova estrutura após as obras realizadas, o Mineirão gera uma economia de aproximadamente 18 mil litros de água por dia e cerca de R$ 500 mil.

- A conquista da certificação é fruto de um trabalho rigoroso desenvolvido desde o momento da concepção do novo estádio, em que responsabilidades ambiental, social e financeira foram devidamente planejadas e, agora, reconhecidas - destaca Tiago Lacerda, secretário de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais (Setes).

Em relação ao emprego de energia limpa dentro do estádio, a Usina Solar Fotovoltaica (USF) do Mineirão tem potência instalada de 1,42 megawatts-pico (MWp) e cerca de 6 mil módulos fotovoltaicos. Desde o final de abril, a USF do estádio tem injetado mais de 1 megawatt de energia no sistema de distribuição da Cemig, potência suficiente para abastecer cerca de 1,2 mil residências.