Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mão do Enderson! Deretti e Everton entram e dão liderança ao Grêmio

SAT - Banner para inserir na nota
Escrito por

O dia era para observar as opções que Enderson Moreira tem para substituir Zé Roberto na Libertadores. Dudu e Alán Ruiz até tiveram boas atuações, principalmente no primeiro tempo no Estádio do Vale. Mas não brilharam como brilhou a estrela do treinador e dos companheiros que estavam no banco de reservas. O Grêmio venceu o Pelotas por 3 a 0, com gols de Jean Deretti, duas vezes, e Everton, que entraram no segundo tempo, e garantiu a segunda melhor campanha geral do Gauchão. Mandará as quartas de final dentro da Arena. A partida marcou a aposentadoria do centroavante Sandro Sotilli, 41 anos, do Lobão, figura histórica da competição gaúcha.

O próximo confronto do Tricolor será na próxima quarta-feira, quando os titulares retornam para a disputa com o Newell's Old Boys, na Libertadores, em Rosário. No Gauchão, o duelo de quartas de final acontece no próximo domingo, contra o Juventude, na Arena. O Grêmio acabou a fase classificatória com 29 pontos e na liderança do Grupo B. O Pelotas já está rebaixado no Gauchão.

OPÇÕES POUCO FAZEM

O vestibular para a posição de Zé Roberto era o principal na partida, além da confirmação da classificação em primeiro lugar no Grupo B. Os minutos iniciais mostraram o meia Alán Ruiz e o atacante Dudu atrás da vaga. Maxi Rodríguez, outro postulante, veio mais atrás. A dupla criou as principais jogadas, principalmente o camisa 7, que cortou a marcação dentro da área e bateu forte aos 6 minutos.


O ritmo estava alto no início da partida. Léo Gago, Everaldo e Alán Ruiz tentaram chutes de longe. Sem sucesso. A pressão era intensa, com movimentação. O Pelotas pouco conseguiu passar do meio-campo.

Até a parada técnica. A partir de então, o jogo passou a ser mais sonolento. Ou apenas com a segunda parte da palavra: lento. O Tricolor continuou tentando apenas em jogadas de falta ou chutes de longa distância. Não conseguia penetrar na área e criar chances.

ENDERSON BRILHA

No segundo tempo, Enderson fez uma alteração ousada. Tirou o volante Matheus Biteco e entrou o atacante Everton, 17 anos. O garoto é alternativa de velocidade e nova promessa das categorias de base do clube.

Para o Pelotas, o jogo já não valia nada. Só marcaria a histórica última partida do centroavante Sandro Sotilli, 41 anos, figura folclórica do Gauchão. Ele foi substituído aos 11 minutos do segundo tempo e pendurou as chuteiras com uma atuação melancólica, sem chance de finalizar no gol de Tiago.

Logo depois, brilha a estrela de Enderson Moreira. O técnico sacou Maxi Rodríguez, de atuação ruim. Jean Deretti, que iniciou o Gauchão em alta, mas perdeu espaço, foi ao campo. Em jogada rápida pela direita, Tinga cobrou lateral para Everaldo, que perdeu na cara de Diego. No rebote, Deretti abriu o placar para confirmar a segunda melhor campanha do Gauchão e as decisões de quartas e semifinal na Arena.

Com a proximidade do fim da partida, as equipes saíram mais para o jogo. O Pelotas perdeu a chance de empatar aos 25. Wagner Libano recebeu lançamento após erro de passe de Tinga e emendou chute forte, na trave esquerda de Tiago. Dois minutos depois, Everton se infiltrou pela esquerda e deixou Everaldo livre na área para ampliar. O centroavante enquadrou o corpo e bateu colocado, mas Diego voou para espalmar.

Era, de fato, dia de Enderson e Jean Deretti. O meia recebeu lançamento de Everton, aos 34 minutos, e deu uma cavadinha para superar Diego e garantir de vez a vitória gremista. No minuto seguinte, Everton aparou rebote de Everaldo, que acertou a trave, para fazer o terceiro e liquidar o jogo

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 X 0 PELOTAS

Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Data-hora: 16/03/2014 - 16h
Árbitro: Márcio Coruja
Auxiliares: Rafael Alves e Sedenir Martins
Público/Renda: 1.878 (1.617 pagantes)/R$ 35.342,00
Cartões amarelos: Pedrão, Sandro Sotilli, Tiago Gaúcho, Mikael, Alex, Wagner Libano (PEL)

Gols: Jean Deretti - 16'/2°T (1-0), 34'/2°T (2-0), Everton - 35'/2°T (3-0)

GRÊMIO: Tiago; Tinga, Pedro Geromel, Bressan e Breno; Matheus Biteco (Everton - intervalo), Léo Gago, Maxi Rodríguez (Jean Deretti - 15'/2°T), Alán Ruiz e Dudu (Yuri Mamute - 36'/2°T); Everaldo - Técnico: Enderson Moreira.

PELOTAS: Diego; Michel, Pedrão (Mikael - 19'/2°T), Fred e Alex; Igor, Tiago Gaúcho, Jefferson Costa, Carlos Alberto e Mithyuê (Wagner Libano - 11'/2°T); Sandro Sotilli (Carlos Gato - 11'/2°T) - Técnico: Luiz Carlos Barbieri.