Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Luxemburgo exalta momento do Flamengo e diz: ‘Só tive dois trabalhos ruins’

Escrito por

Em boa fase no Flamengo e a um passo de disputar uma final de competição nacional depois de dez anos, o técnico Vanderlei Luxemburgo questionou a cultura imediatista brasileira e ressaltou que teve poucos insucessos em sua carreira.

- A cultura do Brasil é assim: só é bom se ganhar títulos. Não é assim, tem que pegar a carreira, trajetória e história dos trabalhos. Na minha carreira eu só tive dois trabalhos ruins: Fluminense e Atlético-MG. Fora esses, todos os clubes que eu trabalhei, eu levei para a Libertadores: Flamengo, Santos, Palmeiras... Mas aqui no Brasil é assim, só é reconhecido se ganha, não importa se foi um bom trabalho - disse o técnico ao programa Bate Bola da ESPN Brasil.

"Pai" do projeto, Luxa afirmou a importância de dar tempo a um trabalho e a necessidade de encorpar o time que está treinando.

- Depois da eliminação da seleção na Copa do Mundo, todo mundo começou a falar em projeto para o Brasil. Eu falo de projeto há anos! Você não consegue conquistar um título brasileiro num primeiro momento, leva tempo, o time tem que encorpar. O palmeiras bicampeão de 93 e 94 começou em 92. Essa impaciência com os técnicos, esse imediatismo está muito ruim. Recentemente, isso tem mudado, a gente vê que tem técnicos ficando mais tempo no clube. É o que eu falo, todo clube vencedor tem um grande dirigente também, não é só técnico não.
 Sobre o momento iluminado no Flamengo, Luxemburgo diz se sentir em casa e destacou como fez a equipe rubro-negra evoluir na temporada.

- Diria que flamenguista não é contratado, é convidado e convocado. Eu conheço bem a Gávea, o ambiente e isso ajudou bastante a tirar o Flamengo da "zona da confusão". Isso mostra que o trabalho foi bom. Se nós não temos a melhor equipe tecnicamente, podemos ter a melhor equipe concentrada e focada em campo. Conseguimos fazer jogos de igual para igual com times melhores esse ano, com muita aplicação tática e concentração, chegando inclusive a superar alguns, como o Corinthians e o Cruzeiro.