Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Livro de Edu Ferrari conta a história dos mineiros que atuaram nas Copas

Escrito por

O meio-campo Canalli foi o primeiro mineiro de nascimento convocado para uma Copa Mundo de futebol, mas não chegou a entrar em campo; Edson Arantes ganhou o apelido de Pelé muito antes de virar rei; Tostão foi o primeiro jogador de um time mineiro a disputar um Mundial pela Seleção Brasileira; em 1970, o presidente da República derrubou um técnico porque ele não tinha chamado Dario; na década de 1980, o mineiro Telê Santana foi técnico por duas Copas consecutivas; no segundo Mundial disputado no Brasil, o Mineirão virou palco da maior goleada sofrida pela Seleção em 100 anos. Essas e muitas outras histórias estão no livro "Mineiros na Copa – Da primeira participação ao Mineiraço", do jornalista Eduardo Ferrari, que será lançado no próximo dia 7 de fevereiro (sábado), na Tasting Room da Cervejaria Wäls, em Belo Horizonte (MG).

A obra é resultado de uma ampla pesquisa em acervos físicos e eletrônicos de revistas, jornais e bibliotecas do país. E conta quais foram os profissionais – entre jogadores, técnicos, integrantes das comissões técnicas e juízes – que ultrapassaram as barreiras regionais e ajudaram a construir a história da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo. Em vinte Copas, realizadas em cinco continentes, foram mais de quarenta profissionais. Com suas vitórias e derrotas, erros e acertos, eles ajudaram a consolidar o futebol mineiro dentro do Brasil e o futebol brasileiro mundo afora.

Além dos mineiros natos, a obra apresenta também aqueles que foram convocados porque se destacaram atuando em times de Minas, mesmo tendo nascido em outros lugares. Estão incluídos ainda os estrangeiros que foram a uma Copa por outra Seleção, mas foram convocados enquanto jogavam em um clube de Minas Gerais.

Financiado com recursos da Lei Rouanet, com patrocínio da Cemig e apoio da Cervejaria Wäls, “Mineiros na Copa” é uma publicação da editora Scrittore e terá distribuição gratuita. Durante a sessão de autógrafos do lançamento, interessados poderão ganhar um exemplar e ainda um brinde especial da Wäls. Após o lançamento, também será possível receber o livro em casa, mediante pagamento da tarifa postal de entrega (de R$ 10,00 podendo variar conforme a localidade). Para isso, basta fazer solicitação pela página da editora no Facebook: http://www.facebook.com/editorascrittore.