Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Ligação direta’ da Seleção é plano de jogo que pode se repetir

França x Suíça - Benzema (Foto: Franck Fife/AFP)
Escrito por

A saída de bola é uma das maiores preocupações de Luiz Felipe Scolari desde o início da preparação da Seleção Brasileira, em 26 de maio. O problema se repetiu na primeira fase da Copa do Mundo e o excesso de "ligação direta" entre defesa e ataque chamou a atenção na segunda, contra Camarões. Mas desta vez não foi erro, e sim estratégia. O Brasil deu 83 passes longos, mais da metade do que deu em todo o torneio: 154.

Os jogadores justificaram a maneira de jogar: tática adotada em função do adversário africano. "Plano de jogo", repetiu várias vezes o zagueiro David Luiz na saída do Mané Garrincha. O volante Paulinho explicou, citando o posicionamento avançado dos defensores adversários. David Luiz, Thiago Silva e Marcelo abusaram das tentativas longas de furar a defesa camaronesa, que jogou mais avançada com Nkolou e Matip.

- Talvez, aconteceu isso pela forma com que Camarões joga, com linha de quatro defensiva alta (avançada). Aconteceu muitas vezes esses lances, e o Neymar saia sempre na frente, com oportunidades. Jogamos de acordo com o que Camarões apresentou - comentou o atleta, que pode perder a condição de titular.

No sábado, contra o Chile, a estratégia pode ser repetida. Gary Medel é o zagueiro mais recuado, enquanto que Jara, pela esquerda da zaga, joga bem mais adiantado. Os laterais Mena e Isla, adiantados, dão espaços.

Um dos líderes do time, David Luiz acredita que a primeira fase da Copa serviu para o Brasil passar por provas visando a sequência do Mundial.

- O time está sabendo ter consciência para entender o jogo. Um time que oscila muito não vai longe. Esse time tem muita maturidade. Vocês queriam ver a reação quando saísse atrás, reagimos bem contra a Croácia. Contra o México, soubemos sofrer. Dessa vez, com um jogo perfeito, tomamos um gol e não baixamos a cabeça. Estamos sabendo ter inteligência para entender o que o jogo apresenta - comentou o zagueiro.

Com sete pontos no Grupo A, com vitória sobre Croácia (3 a 1) e Camarões (4 a 1) e um empate sem gols com o México, a Seleção passou em primeiro lugar e agora pega o segundo do Grupo B, Chile, no próximo sábado.