Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Joelzinho’ Campbell: o costarriquenho com cara de brasileiro

Arnold Schwarzenegger postou mensagem de apoio aos EUA no Facebook (Foto: Reprodução/ Facebook)
Escrito por

"Quero chegar na Copa do Mundo feito uma verdadeira besta".

Essa foi a frase dita por Joel Campbell, o costarriquenho com cara de brasileiro, cerca de um mês antes de a bola rolar nos gramados do Brasil. Sábias palavras. Logo na estreia, contra o bicampeão Uruguai, no Castelão, em Fortaleza, o atacante brilhou e fez o primeiro gol da Costa Rica na vitória por 3 a 1. Um triunfo surpreendente e histórico.

"Se Deus está comigo, a quem temerei?".

Esse é o Salmo 27 da Bíblia que protege o camisa 9 antes e depois de todas as partidas.

O religioso jovem atacante, de 21 anos, desembarcou em Santos, palco da preparação da seleção da Costa Rica, com 11 gols na temporada e, principalmente, animado com a possibilidade de treinar na Vila Belmiro. Mais do que conhecer a história do Santos, Campbell é apaixonado pelo Brasil. Fã do Carnaval, ele gosta de samba e inveja as praias brasileiras. Dançar é o seu maior hobbie.

- Antes mesmo do início da Copa, o Joel (Campbell) já vibrava com a ideia de pisar no gramado que consagrou Pelé e Neymar. Ele também dizia para todo mundo que faria uma grande Copa - lembra o volante brasileiro Leandro Salino, companheiro de Joel Campbell no futebol grego.

Revelado pelo Deportivo Saprissa, o jogador, natural de San José, nunca teve espaço na equipe profissional. Em 2010, emprestado ao modesto Puntarenas, cogitou largar o futebol. Não largou e, de quebra, chamou a atenção do argentino Ricardo La Volpe, então técnico da seleção da Costa Rica.

Convocado à Copa América de 2011, na época com 18 anos, marcou um único gol, mas ainda assim foi eleito o destaque costarriquenho e começou a ser comparado a Hernán Medford, ex-atacante e ídolo do futebol nacional. As boas atuações de Campbell chamaram a atenção do Arsenal (ING). Contratado pelo time inglês em 2011, onde ainda não jogou, o atacante foi emprestado para Lorient (FRA), Betis (ESP) e Olympiacos (GRE). A expectativa é que ele seja integrado ao grupo do Gunners ao término da Copa.

Nesta sexta-feira, às 13h, na Arena Pernambuco, no Recife, contra a tetracampeã Itália, o atacante mostrará mais uma vez o "jeitinho brasileiro"? Os holofotes estarão em cima dele.