Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Interditado, Engenhão terá função na Copa-2014. Veja como ele será usado

Escrito por

Não será o fato de estar interditado desde o dia 26 de março de 2013 que vai impedir o Engenhão de estar envolvido na Copa do Mundo de 2014, se alguma seleção assim o desejar.

O Comitê Organizador Local da Copa, apesar de não incluir o estádio na lista de Centro de Treinamento de Seleções (CTSs), conta com o aparato da instalação esportiva. O local será um dos Campos Oficiais de Treinamento (COT).

Ou seja, como ocorreu na Copa das Confederações de 2013, o campo anexo estará à disposição para abrigar treinos das delegações que passarem pelo Rio. Como o Maracanã é, ao lado do Mané Garrincha, de Brasília, o estádio que receberá mais jogos do Mundial – sete, inclusive a final –, o Engenhão pode ser utilizado durante todo o mês de competição.

E MAIS
> Engenhão era menos frequentado em clássicos do que o Maracanã
> Engenhão: dirigente do Botafogo diz que Rio tem carência de estádio
> Máquina comprada para o Engenhão está no Maracanã
> FOTOS - Um ano sem Engenhão: torcidas mandaram recados inesqueciveis no estádio
> Deputado e vereador criticam inércia do governo
> FOTOS - Um ano sem Engenhão: confira imagens de torcedoras no estádio
> Mesmo adaptado ao Maracanã, torcedor sente falta do Engenhão
> Engenhão: comerciantes e moradores lamentam fechamento do estádio

A diferença entre os CTSs e os COTs é que da primeira categoria fazem parte os conjuntos campo/hotel disponíveis às delegações e escolhidos com exclusividade – são as bases fixas, para onde as seleções são obrigadas a voltar após os jogos da primeira fase. À segunda pertencem os locais para receber as equipes "forasteiras" na antevéspera dos jogos.

Se estivesse fazendo parte dos CTSs, o Engenhão poderia ser um atrativo a mais para que uma quarta seleção selecionasse o estado do Rio como base durante o Mundial, além de Itália (que ficará em Mangaratiba), Holanda (que sempre quis a Gávea) e Inglaterra (escolheu a Urca).

A Azzurra, inclusive, foi uma das que usaram o Engenhão na Copa das Confederações, assim como Espanha e Taiti. A Federação Italiana (FIGC) informou ao LANCE!NET que considerou a estrutura adequada às exigências e não encontrou problemas. A única ressalva foi a distância em relação ao hotel no qual a Itália estava concentrada, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

CAMPO ANEXO COM RETOQUES

Para a Copa das Confederações, o campo anexo do Engenhão precisou passar por alguns retoques, e assim será novamente antes da Copa. Como o local não tem estrutura adequada para separar a imprensa do campo, grades serão colocadas. Além disso, uma arquibancada provisória foi instalada na Copa das Confederações e deve aparecer de novo na Copa. O COL precisou investir cerca de R$ 60 mil em equipamentos, como traves, colchonetes, redes, cones e outros objetos usados nos treinamentos.

SÃO JANUÁRIO É CONCORRENTE

Assim como na rivalidade doméstica entre Botafogo e Vasco, o Engenhão terá São Januário como "concorrente" na disputa por atrair seleções durante o Mundial. Ambos são Campos Oficiais de Treinamentos (COTs). O estádio do Gigante da Colina já teve a mesma função do Engenhão na Copa das Confederações, abrigando treinamentos de México e Espanha, além do jogo-treino entre Itália e Haiti.