Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Instabilidade faz Ucrânia desistir de sediar o Europeu de Basquete em 2015

Escrito por

O Comitê Olímpico da Ucrânia anunciou nesta quarta-feira que o país renunciará ao direito de sediar o Campeonato Europeu de Basquete de 2015. A decisão tem relação com a instabilidade em que se encontra a região, em crise política com a Rússia em função das disputas pela Crimeia.

- Eu não consigo imaginar a preparação de um Campeonato da Europa com estas difíceis condições políticas e econômicas. A primeira e principal condição desfavorável é a agressão da Rússia contra a Ucrânia, que tem causado instabilidade e que ameaça a segurança das regiões do sudeste da Ucrânia - informou Markiyan Lubkivsky, diretor do comitê.

Mas não somente a instabilidade política afeta o país do leste europeu. Segundo o informe oficial do comitê, há situações mais urgentes na Ucrânia para serem tratadas:

- O outro fator é uma situação financeira complicada. Há uma necessidade de resolver questões sociais difíceis e de maior prioridade. Está claro que o nosso país no momento não pode arcar com os custos para apoiar investidores privados construindo arenas ou financiar as preparações pelas quais seríamos responsáveis. Além disso, o Comitê Organizador Local entende que há uma falta de tempo.

Por outro lado, os ucranianos pretendem apelar à Fiba para que recebam a permissão de sediar o evento em 2017. Outro país europeu receberá o direito de seidar a competição no próximo ano. Países como França, Lituânia, Estônia e Letônia já teriam se mostrado dispostas a organizar o evento.

A última edição do Europeu de Basquete foi em setembro de 2013. O torneio foi disputado na Eslovênia e teve a França, de Tony Parker & Cia., como campeã. A Ucrânia disputou o torneio e terminou no sexto lugar.