Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

IndyCar 2014 começa domingo com Helinho e Kanaan entre favoritos

Helio Castroneves abre a temporada com as cores da Hitachi (Foto Chris Jones/IndyCar)
Escrito por

A IndyCar se consolidou no gosto dos brasileiros por suas corridas e temporadas sempre recheadas de emoção e, dessa vez, não será diferente. Com a largada deste domingo, dois brasileiros inciam a caça ao título de uma das mais prestigiadas categorias do automobilismo mundial: Tony Kanaan e Helio Castroneves.

Na temporada 2013, o Brasil tinha três pilotos no grid, sendo que Helinho seguiu na equipe Penske para o novo ano, Bia Figueiredo iniciou sua carreira na Stock Car e Kanaan se transferiu para a equipe campeã da última temporada, a Chip Ganassi.

Com apenas esses dois pilotos, era de se imaginar uma diminuição nas chances de título, mas não é o o esperado. Helinho foi vice-campeão da Indy em 2013, tendo liderado boa parte do campeonato e, no fim, acabou perdendo a ponta para o neozelandês Scott Dixon, que divirá o pit com Tony Kanaan.

Tony Kanaan inicia novo ano em nova equipe. Piloto assinou com a Chip Ganassi, campeã de 2013, e correrá no antigo carro do amigo Dario Franchitti, o Target número 10 (Foto: Divulgação)

- No ano passado perdemos o título nos instantes finais, mas só conseguimos chegar até o final na disputa porque o Team Penske foi capaz de ser muito constante durante o ano. A chave do sucesso será a mesma esse ano, além de tentar driblar os imprevistos. A perda do título foi superada no mesmo dia. Fizemos o melhor que estava ao nosso alcance e o título escapou por detalhes - afirmou Helinho.

A abertura da temporada será, assim como no ano passado, em St. Petersburg, na Florida. Em 2013, a pole, a volta mais rápida e o marior número de voltas na liderança da corrida, foram para a equipe Penske, com Will Power liderando os dois primeiros quesitos e Helinho, o último. Mas a vitória ficou com o canadense James Hinchcliffe, da Andretti, seguido por Helio Castroneves, em segundo, e Tony Kanaan, em quarto.

- Gosto muito de St. Pete, já larguei na pole lá, cheguei no pódio umas cinco vezes e espero continuar com o bom retrospecto. Não vejo a hora de sentar no carro pro primeiro treino, porque até agora nada foi pra valer. O que conta é a partir desta sexta - disse Kanaan, ao LANCE!Net.

Três vezes vice-campeão, Helio Castroneves é dono de vários recordes na IndyCar e, neste ano, inicia sua 17ª temporada na categoria, com 15 pelo Team Penske (Foto: Chris Jones/IndyCar)

No grid, um retorno e uma surpresa: Juan Pablo Montoya correrá na equipe Penske, com Helinho, retornando à Indy após 14 anos, e Jacques Villeneuve, que participará da Indy 500, onde venceu em 1995. Entre os novatos, um chama a atenção: Mikhail Aleshin, da Schmidt, se tornou o primeiro russo a correr na Indy.

- A Ganassi vem com as credenciais de equipe campeã de 2013 e eu, como campeão das 500 milhas de 2013, então a expectativa é de brigar por vitórias e títulos. Mas claro que não vai ser a maior "moleza" do mundo. O nível dos pilotos da Indy está altíssimo, começando pela briga interna aqui na própria equipe com o Dixon, Briscoe e Charlie. A Penske vem com o Montoya querendo mostrar serviço, além dos excelentes Power e Helio, fora a Andretti que também vem pra briga com seus quatro integrantes - comentou Tony sobre seus adversários.

Entre as mudanças de regulamento, o principal evento da temporada, as 500 mulhas de Indianapolis, foi um dos alterados. A 98ª edição da etapa, terá um novo formato de classificação, com a pole sendo definida no domingo e em dois "turnos", com a definição dos 9 primeiros e os últimos 24, e a definição das posições entre si. Além da Indy 500, a categoria correrá pela primeira vez no traçado misto do circuito.

A forma de pontos também se alterou, dando um peso maior às corridas de mais longa duração: Indianapolis, Pocono e Fontana. Nessas etapas, a pontuação será dobrada.

Seguindo a Fórmula 1, a Indy também alterou seus motores, os famosos V6 de 2.2L. Os fabricantes tiveram uma permissão especial para trabalhar no torque e na potência, podendo utilizar o sistema biturbo.

O chassi também foi alterado, melhorando a proteção lateral dos pilotos com a adição de painéis de fibra de carbono dentro e fora do carro, que terão também uma espuma de plástico no cockpit, próximo às pernas dos pilotos.

Entre as diferenças nas provas de 2013 e 2014, a saída da etapa de São Paulo chamou a atenção. A organização da categoria não conseguiu acordo com a prefeitura e, com isso, a etapa foi cancelada, possivelmente retornando em 2015, mas em Brasília. Com isso, o número de corridas caiu para 18, com três rodadas duplas.

- Não tenho dúvidas de que será uma temporada muito disputada. Haverá um equilíbrio de forças muito grande e acho fundamental ser muito regular para almejar o título. Acredito que será um dos melhores anos da Indy - afirmou Helio Castroneves, ao LANCE!Net.

Confira o calendário de provas da IndyCar em 2014:

30 de Março 2014 - GP de St. Petersburg - Misto

13 de Abril 2014 - GP de Long Beach - Misto
27 de Abril 2014 - GP de Alabama - Misto

10 de Maio 2014 - GP de Indianapolis - Misto
25 de Maio 2014 - 500 Milhas de Indianapolis - Oval
31 de Maio 2014 - GP de Detroit (Corrida 1) - Misto

01 de Junho 2014 - GP de Detroit (Corrida 2) - Misto
07 de Junho 2014 - GP de FortWorth - Oval
28 de Junho 2014 - GP de Houston (Corrida 1) - Misto
29 de Junho 2014 - GP de Houston (Corrida 2) - Misto

06 de Julho 2014 - 500 Milhas da Pocono - Oval
12 de Julho 2014 - GP de Iowa - Oval
19 de Julho 2014 - GP de Toronto (Corrida 1) - Misto
20 de Julho 2014 - GP de Toronto (Corrida 2) - Misto

03 de Agosto 2014 - GP de Mid-Ohio - Misto
17 de Agosto 2014 - GP de Wisconsin - Oval
24 de Agosto 2014 - GP de Sonoma - Misto
30 de Agosto 2014 - GP de Fontana - Oval

Lista de Pilotos e equipes:

Target Chip Ganassi Racing -
Scott Dixon (NZL)
Tony Kanaan (BRA)

Novo Nordisk Chip Ganassi Racing -
Charlie Kimbal (EUA)

NTT Data Chip Ganassi Racing -
Ryan Briscoe (AUS)

Team Penske -
Helio Castroneves (BRA)
Juan Pablo Montoya (COL)
Will Power (AUS)

Andretti Autosport -
Marco Andretti (EUA)
James Hinchcliffe (CAN)
Ryan Hunter-Reay (EUA)
Carlos Munoz (COL)

A.J Foyt Enterprises -
Martin Plowman (GBR)
Takuma Sato (JAP)

Bryan Herta Autosport -
Jack Hawksworth (GBR)

Dale Coyne Racing -
Justin Wilson (GBR)

Ed Carpenter Racing -
Ed Carpenter (EUA)
Mike Conway (GBR)

KV AFS Racing -
Sebastian Saavedra (COL)

KVSH Racing -
Sebastian Bourdais (FRA)

Rahal Letterman Lanigan Racing -
Graham Rahal (EUA)
Oriol Servia (ESP)

Sarah Fisher Hartman Racing -
Josef Newgarden (EUA)

Schimdt Peterson Motorsport -
Mikahail Aleshin (RUS)
Simon Pagenaud (FRA)