Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Holanda tenta por fim à “maldição azteca” em Copas do Mundo

Banner para notas app Copa do Mundo
Escrito por

Quando a Holanda enfrentar a Costa Rica, às 17h, na Arena Castelão, um tabu estará em jogo na Copa do Mundo. Desde a edição de 1998, a seleção que despacha o México nas oitavas de final amarga sua eliminação na fase seguinte. As gigantes Alemanha e Argentina, além dos Estados Unidos, já foram vítimas desta espécie de "maldição azteca" no torneio.

Os alemães, que tinham derrotado o México por 2 a 1, de virada, foram massacrados por uma irresistível Croácia. Tendo Suker no elenco, a equipe croata goleou a Alemanha por 3 a 0 na edição da França.

Curiosamente, nas outras três edições, os carrascos do México seriam despachados pela seleção alemã. Após eliminarem a "Tri" garantindo uma vitória por 2 a 0 nas oitavas de final de 2002, os Estados Unidos saíram do torneio disputado no Japão e na Coreia do Sul com uma derrota por 1 a 0.

Já nas Copas de 2006 e 2010, a "maldição azteca" recaiu sobre a mesma seleção: a Argentina. Depois de vencerem por 2 a 1 a "Tri" nas oitavas, os hermanos empataram em 1 a 1 com a Alemanha (país-sede), e caíram nos pênaltis, por 4 a 2. Já o triunfo argentino sobre os mexicanos por 3 a 1 na edição da África do Sul em 2010 "rendeu" uma despedida frustrante: a acachapante derrota por 4 a 0 do time treinado por Diego Maradona. Os costarriquenhos poderão confiar nesta coincidência?