Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Henrique joga para ser o maior vencedor do Verdão no século

Escrito por

Quando o árbitro apitar o fim do jogo desta terça, o zagueiro Henrique marcará ainda mais seu nome na história recente do clube, caso a conquista da Série B seja confirmada: ele se tornará o maior vencedor de títulos deste século do Verdão, ao lado de Valdivia e Bruno.

Os três venceram juntos o Paulistão de 2008 e a Copa do Brasil do ano passado. Porém, desse trio, ele estará “solitário” em campo no Mangueirão, já que o Mago está com a seleção do Chile e o goleiro ficará no banco de reservas. Isso é um reflexo das conquistas: em todas Henrique esteve mais em campo do que os outros.

E se para muita gente, principalmente a torcida, a conquista da Série B não tem importância e não passa de obrigação, a visão do camisa 3 é totalmente diferente. Tudo porque ele fazia parte do grupo que caiu.

– Acho que todas são marcantes, mas nessa da Série B tive uma carga muito grande comigo mesmo, minha família sabe dessa carga e eles passaram por isso, sabem o que foi. Ficaram junto comigo quando caímos, com certeza esse título será muito importante para tirar uma carga das costas. Agora poderemos fazer as mesmas coisas de antes com o dever cumprido – disse, ao L!Net.

Além de se tornar o maior campeão do século, Henrique entrará para uma outra seleta lista: a de capitães que ergueram taças pelo clube. Algo único para o zagueiro.

– Vai ser muito importante por isso também, a única vez que ergui uma taça como capitão foi nos Jogos da Juventude, pela seleção de Curitiba, no juvenil. Será a primeira como capitão, será especial, espero poder erguer a taça com o grupo inteiro ao meu lado – declarou.

– Fico muito honrado de vestir a camisa do Palmeiras e ganhar títulos. Tenho muito para agradecer por isso – completou.

Mesmo que o título seja confirmado nesta noite, a taça não será entregue. Isso deve ocorrer no sábado.

Bate-Bola: Henrique, zagueiro e capitão do Palmeiras em entrevista ao LANCE!Net

Acha que está marcado na história do clube?
Acho que não, tem muita coisa para acontecer ainda. Espero mais para a frente falar disso com mais títulos e aí sim podemos pensar por esse lado.

Imagina o que passará pela sua cabeça quando levantar a taça de campeão?
Dever cumprido eu já estou sentindo porque já estamos na Série A. Vai passar um filme de tudo que passamos quando eu erguer a taça, de viagens, campos, pressão, adversários... Todo o aprendizado que tivemos na Série B, mais uma vez com o dever cumprido.

Ser capitão e levantar taça por um clube grande era um sonho de criança?
A gente sonha, é claro. Você batalha e luta por um espaço, sonha em jogar, estar na Seleção, fazer gols... Isso tudo é decorrente de um trabalho que você faz. Sonhei muito e as coisas acontecerem naturalmente.

Qual a importância desse título para o grupo?
Para nós e a comissão é importantíssimo, independentemente da situação, é um título que conquistamos com muita dificuldade o ano todo, tirando o Palmeiras de uma situação ruim, que nós mesmos colocamos. Vamos comemorar muito esse título. Todos têm este direito. Foi um ano complicado e juntos superamos. Demos a volta por cima e estamos na Série A.

Henrique campeão

Paulistão de 2008
Recém-contratado, teve grandes atuações naquela campanha e formou a melhor zaga da competição ao lado de Gustavo. Destacou-se e foi vendido para o Barcelona (ESP).

Copa do Brasil de 2012
Mais uma vez titular durante toda a campanha, teve participação muito importante, sobretudo da semifinal. Jogou como volante contra o Grêmio e brilhou no Sul.

Série B de 2013
Foi o grande pilar da melhor defesa da competição, embora não tenha mantido uma regularidade. Foi titular e capitão desde o início foi convocado para a Seleção Brasileira.