Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Hamilton vence o 11º GP do ano e conquista o mundial de Fórmula 1

Nico Rosberg crava a pole no GP de Abu Dhabi (Fotos: AFP)
Escrito por

Neste domingo, Lewis Hamilton se tornou bicampeão mundial da Fórmula 1 após vencer o Grande Prêmio de Abu Dhabi. O inglês, que já venceu o mundial de 2008 pela McLaren, dessa vez conquistou o título pela Mercedes, numa das disputas de título mais acirradas dos útlimos anos. Durante o GP, Lewis não teve muitos sustos, já que o seu companheiro de equipe e concorrente ao título, Nico Rosberg, fez uma corrida longe do que era esperado e sequer pontuou. O brasileiro Felipe Massa chegou em segundo, alcançando seu melhor resultado no ano.

Assim que as luzes apagaram e o ronco dos motores subiu no GP de Abu Dhabi, Rosberg logo percebeu que não era o seu dia. Antes mesmo da primeira curva ele viu seu companheiro de equipe, e rival pelo título, Lewis Hamilton ultrapassá-lo. E não parou por aí. A última corrida da temporada foi um verdadeiro pesadelo para Nico. O alemão não conseguia andar mais rápido que Hamilton, que só administrava a corrida. A partir da 26ª volta, a Mercedes começou a enfrentar problemas.

Rosberg reclamou que o carro perdia potência e viu Felipe Massa tirar cinco segundos em duas voltas e ultrapassá-lo. Logo depois, o carro de Hamilton também perdeu ritmo e quando parou no pit viu Felipe Massa assumir a liderança. A essa altura do campeonato, Rosberg tinha se complicado no pit, caído para sétimo, e o título que já era provável, ficou ainda mais fácil para Hamilton. Era só cruzar a linha de chegada e comemorar.

Faltando dez voltas para o fim, Felipe Massa fez sua última parada e Hamilton voltou a liderar. Lá atrás, Rosberg não saía do sétimo lugar, posição que não lhe dava o título mesmo que Hamilton não pontuasse. No fim, o inglês até foi pressionado por Massa, mas venceu. O brasileiro chegou em segundo e Valtteri Bottas completou o pódio. Rosberg cruzou a linha de chegada apenas em 14º.

Vale lembrar que pela primeira vez na Fórmula 1 uma corrida teve os pontos dobrados, uma novidade da Federação internacional de Automobilismo (FIA) no regulamento deste ano.

A CORRIDA

Logo na largada Rosberg não teve tração e viu Lewis Hamilton ultrapassá-lo antes da primeira curva. O brasileiro Felipe Massa foi bem e aproveitou falha do companheiro Valtteri Bottas (que caiu para oitavo) e pulou para a terceira posição. Rosberg precisava atacar Hamilton de qualquer maneira para ter chances de ser campeão, mas viu o inglês ir abrindo vantagem a cada volta.

Na 10ª volta Lewis Hamilton fez sua primeira parada nos boxes e logo na volta seguinte foi a vez de Rosberg. A equipe Mercedes fez um trabalho exemplar e os dois concorrentes ao título não tiveram problemas no pit. Quem se aproveitou foi o brasileiro Felipe Massa. Com um ritmo bom no início da corrida ele assumiu a liderança na 11ª volta após as duas "flechas de prata" pararem nos boxes.

A liderança do brasileiro durou pouco, apenas duas voltas, já que na 13ª Massa parou no pit para trocar os pneus super macios pelos macios. Com isso, Hamilton voltou a ser líder e Rosberg o segundo, mas o alemão não conseguia ser mais rápido que o inglês.

Com a liderança e sabendo que o segundo lugar lhe garantia o título, Hamilton administrou a corrida, não forçava muito nas curvas mas acelerava o suficiente para manter a diferença de Rosber sempre acima de dois segundos, não permitindo que o alemão utilizasse a asa móvel (só pode ser aberta com um segundo ou menos de deiferença) para diminuir a distância e conseguir a ultrapassagem.

Na 26ª volta Rosberg comunicou a equipe que o o carro estava perdendo muita potência. Hamilton disparou na liderança e Rosberg viu Felipe Massa tirar mais de cinco segundos em apenas duas voltas. Andando rápido, o brasileiro não demorou para ultrapassar o alemão e na 27ª volta assumiu o segundo lugar. Ali, Hamilton praticamente comemorava o título e só precisava terminar a corrida para se sagrar campeão mundial, mas problemas começaram a surgir.

Nas voltas seguintes a Mercedes de Lewis começou a cair de rendimento assim como o de Rosberg e Felipe Massa tirava mais de um segundo a cada volta. As Mercedes enfrentavam problemas, na 32ª volta hamilton parou no pit e Massa assumiu a liderança. Uma volta depois a outra Williams, de Bottas, ultrapassou Rosberg e assumiu o terceiro lugar.

A corrida realmente não era boa para Nico, ao parar no pit pela segunda vez, a roda dianteira direita demorou para entrar e o alemão perdeu mais tempo, caindo para a sétima posição. O desespero do piloto era nítido no rádio, reclamando com a equipe sem saber o que fazer.

Hamilton voltou a liderar quando Massa parou no pit para a última troca de pneus, faltando apenas dez voltas para o fim. O brasileiro fazia uma volta mais rápida atrás da outra e chegou a pressionar Hamilton nos últimos momentos da Fórmula 1 no ano, mas o inglês mostrou o porque é campeão, suportou a pressão e cruzou a linha de chegada em primeiro. Logo atrás de Massa, Bottas completou o pódio. Rosberg não chegou nem entre os dez primeiros e ficou fora da zona de pontuação.

CONFIRA O RESULTADO FINAL DO GP DE ABU DHABI
1 - Lewis Hamilton - Mercedes
2 - Felipe Massa - Williams
3 - Valtteri Bottas - Williams
4 - Daniel Ricciardo - Red Bull
5 - Jenson Button - McLaren
6 - Nico Hulkenberg - Force India
7 - Sergio Perez - Force India
8 - Sebastian Vettel - Red Bull
9 - Fernando Alonso - Ferrari
10 - Kimi Raikkonen - Ferrari
11 - Kevin Magnussen - McLaren
12 - Jean-Eric Vergne - Toro Rosso
13 - Romain Grosjean - Lotus
14 - Nico Rosberg - Mercedes
15 - Esteban Gutierrez - Sauber
16 - Adrian Sutil - Sauber
17 - Will Stevens - Caterham

Não completaram
Kamui Kobayashi - Caterham
Pastor Maldonado - Lotus
Daniil Kvyat - Toro Rosso


CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO MUNDIAL DE PILOTOS
1 - Lewis Hamilton - 384 pontos
2 - Nico Rosberg - 317 pts.
3 - Daniel Ricciardo - 238 pts.
4 - Valtteri Bottas - 186 pts.
5 - Sebastian Vettel - 167 pts.
6 - Fernando Alonso - 161 pts.
7 - Felipe Massa - 134 pts.
8 - Jenson Button - 126 pts.
9 - Nico Hulkenberg - 96 pts.
10 - Sergio Perez - 59 pts.
11 - Kevin Magnussen - 55 pts.
12 - Kimi Raikkonen - 55 pts.
13 - Jean-Eric Vergne - 22 pts.
14 - Romain Grosjean - 8 pts.
15 - Daniil Kvyat - 8 pts.
16 - Pastor Maldonado - 2 pts.
17 - Jules Bianchi - 2 pts.
18 - Adrian Sutil - 0 pt.
19 - Marcus Ericsson - 0 pt.
20 - Esteban Gutierrez - 0 pt.
21 - Max Chilton - 0 pt.
22 - Kamui Kobayashi - 0 pt.
23 - Will Stevens - 0 pt.