Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Grêmio projeta reforços ‘dentro de limitações’ e saídas para aliviar finanças

Scocco, Kleber e Jackson - Internacional (Foto: Eduardo Moura)
Escrito por

Mais um ano, o Grêmio está na Libertadores. A vitória sobre o Goiás, à derrota do Botafogo para o Coritiba, deixou o clube gaúcho sem nenhuma condição de perder a terceira colocação do Campeonato Brasileiro. Ou seja, pelo menos na primeira fase da competição o clube está. O planejamento para a competição, assim, tomará forma nos próximos dias. O Tricolor irá passar por uma readequação financeira e não fará grandes investimentos para a disputa da competição.

Os problemas na área das finanças são comuns a todos os clubes brasileiros. O Grêmio pode fechar o ano com um déficit superior a R$ 80 milhões. Para evitar isso, o primeiro ponto que pode influenciar diretamente na competição: venda de jogadores. O candidato mais forte é o zagueiro Bressan: 20 anos, cidadania italiana e atuações sólidas nas últimas rodadas do Brasileirão. Mesmo afirmando que quer ficar para jogar a competição.

Outros, porém, como Alex Telles e Ramiro, podem ser negociados. O clube se orgulha de ter "criado ativos" ao longo de 2013 que podem ajudar a acabar com o problema financeiro.

- Não podemos fazer terrorismo financeiro. Não é a nossa intenção. Não é falar do grupo, que vamos mandar embora gente, que isso e aquilo. Não é essa a questão. Vamos investir dentro da nossa limitação. Faremos no padrão do Grêmio. Já temos uma base de time, um lastro, e vamos ver a necessidade de cada função - explicou o assessor de futebol Marcos Chitolina ao LANCE!Net.

Há ainda outras saídas possíveis. Mas por outro motivo: a contenção de gastos. São dois os modos de amenizar a perda de dinheiro no próximo ano: aumentar receitas, principalmente com a assinatura da renegociação do contrato com a OAS, e diminuir o gastos com o futebol. Jogadores com valor elevado, como o chileno Eduardo Vargas, o goleiro Dida e os meias Zé Roberto e Elano, podem sair por esse motivo - a economia com a saída do quarteto mais Marcelo Moreno seria de R$ 2,5 mi. Os dirigentes, porém, garantem que não haverá um desmanche no elenco para a próxima temporada.

O clube, claro, irá se reforçar. Embora ainda não fale de nomes, pode usar jogadores que não são muito usados, como por exemplo o centroavante Marcelo Moreno, para buscar novos valores. O exemplo dos meninos do Juventude, que chegaram quase sem custo, e do volante Riveros, que rescindiu com o clube turco que estava, são muito utilizados nos bastidores como modelo de negócio.

- Não canso de elogiar do grupo do Grêmio. É bom. Agora, é um grupo que pode disputar o título da Libertadores? Não. Precisa de reforços se o Grêmio pensa em algo maior. Mas são os pensamentos do clube e da diretoria. Quando, como e quem, é outro problema. Ainda entra o dinheiro - comentou o técnico Renato Gaúcho.

Renovação de Renato

O assunto mais proibido no que diz respeito ao ano de 2014 atende pelo nome de Renato Portaluppi. A negociação foi abortada por ambas as partes para que o foco fosse o final do Brasileirão e a vaga na Libertadores. Alguns pontos foram debatidos antes da pausa, enquanto outros ficarão para depois dos jogos. Um contato do Fluminense é negado pelo empresário do técnico, Gerson Oldenburg, mas divulgado por pessoas próximas ao presidente Koff. O nova realidade financeira do Tricolor pode acabar sendo um empecilho para o vínculo com o ídolo.