Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Grêmio confirma o vice-campeonato ao empatar com a Portuguesa

Botafogo x Criciúma (Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)
Escrito por

A presença na 15ª Libertadores da sua história já era uma certeza. Restava saber se o Grêmio teria de passar pela primeira fase ou se já poderia celebrar seis jogos na fase de grupos da competição sul-americana. A segunda possibilidade se confirmou neste domingo, quando o Tricolor empatou em 0 a 0 com a Portuguesa, no Canindé, em duelo válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o empate conquistado em São Paulo, o Grêmio foi aos 65 pontos e confirmou a vice-liderança do Brasileirão. O Tricolor está, ao lado de Cruzeiro, Flamengo e Atlético-MG garantido na fase de grupos da próxima Libertadores. Já a Portuguesa também alcançou o seu objetivo e se livrou da ameaça de rebaixamento, terminando a competição com 48 pontos.

BOM INÍCIO, MAS NADA DE GOLS

O empate seria um resultado satisfatório para as duas equipes: garantiria o Grêmio na fase de grupos da Libertadores e evitaria o rebaixamento da Portuguesa para Série B. Jogo de compadres à vista? Nada disso. Sobrou vontade no Canindé. Tanto Portuguesa quanto Grêmio entraram em campo com três atacantes e muita movimentação.

O Grêmio teve a iniciativa. Com Vargas e Kleber trabalhando pelas pontas e Zé Roberto tendo certa liberdade para criar, o Tricolor quase marcou logo aos três minutos, quando Lauro impediu gol de Barcos. Só que o time gaúcho não aproveitou quando esteve melhor em campo e, com isso, a Portuguesa, com o passar dos minutos, ganhou terreno. Faltou, no entanto, capricho para os comandados de Guto Ferreira. Das sete finalizações, cinco foram para fora.

O primeiro tempo terminou sem muita inspiração. O Grêmio passou a encontrar dificuldade para transpor a marcação da Lusa, enquanto o time da casa, apesar da maior posse de bola – 55% contra 45% – , deixou a desejar nas conclusões. O resultado não poderia ter sido outro: empate sem gols.

FALTOU FUTEBOL NO CANINDÉ...

Cobrança de falta com Zé Roberto e bola no travessão com quatro minutos. Prenúncio de emoção? Não necessariamente. O Grêmio até teve mais volume de jogo, mas esbarrou na marcação rival. A Lusa, após ter chamado o adversário para o seu campo,passou a ver o Tricolor tentar chegar ao gol. Apenas tentar, pois faltou aquele "algo a mais".

Renato percebeu que o Grêmio necessitava de uma mudança e promoveu a entrada de Maxi Rodríguez, para a saída de Vargas. Já Guto Ferreira recuou ainda mais a Lusa: Diogo deixou o jogo e Willian Arão ingressou em seu lugar. Algo mudou? Não. A promessa de um bom jogo quando Émerson de Almeida Ferreira autorizou o início da partida acabou não sendo cumprida.

Os minutos finais foram de certo marasmo. Os erros de passes só aumentaram e a cautela entrou de vez em campo, já que o empate era suficiente para Lusa e Grêmio. E foi sem gols que o duelo terminou. Com a Lusa na Série A e o Grêmio vice-campeão brasileiro e na fase de grupos da Libertadores.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 0 X 0 GRÊMIO

Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Data-Hora: 08/12/2013 – 17h (de Brasília)
Árbitro: Émerson de Almeida Ferreira (MG)
Auxiliares: Fábio Pereira (Fifa-TO) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Renda/Público: R$ 90.810,00 /4.539 pagantes.
Cartões amarelos: Diogo e Henrique (POR); Vargas (GRE)
Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: nenhum

PORTUGUESA: Lauro; Luis Ricardo (Carlos Alberto, 44'/2ºT), Lima, Valdomiro, Rogério; Ferdinando, Corrêa e Moisés; Diogo (Willian Arão, 21'/2ºT), Henrique e Wanderson (Héverton, 32'/2ºT) – Técnico: Guto Ferreira.

GRÊMIO: Dida, Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Zé Roberto; Vargas (Maxi Rodríguez, 21'/2ºT), Barcos e Kleber – Técnico: Renato Gaúcho.