Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Geromel relata mudança da Alemanha e pede ‘gestão’ e investimento ao Brasil

Escrito por

O atropelo da Alemanha no Brasil deixou as sequelas. Os questionamentos sobre o futebol brasileiro surgem de todos os lugares. Testemunha ocular da mudança alemã, o zagueiro Pedro Geromel disse que a reestruturação da responsável pela maior vergonha da Seleção Brasileira serve de exemplo para uma reforma profunda no futebol brasileiro. Principalmente na gestão.

O defensor do Grêmio afirma que o investimento na base e na estrutura foram os pontos fundamentais. Centro de treinamentos foram criados país afora. E um projeto de formação foi feito. Na atual seleção alemã, são 17 jogadores que atuam no futebol alemão, algo valorizado por Geromel.

- Foi um processo lento. Depois que perderam a Copa de 2002 reformularam praticamente tudo. Tiraram jogadores que tinham muitos anos de Alemanha e começaram a investir na base. Não sei dizer ao certo, mas a maioria joga na Alemanha. É um caso raro. Na Seleção Brasileira é o contrário. E nas outras seleções também. É um coisa que fizeram bem feita - comentou o zagueiro gremista.

Pedro Geromel atuou por quatro temporadas no Colônia, de 2008 a 2012. O defensor chegou a enfrentar os grandes nomes da atuação geração, como o atacante Muller, do Bayern de Munique.

- O governo incentivou, criaram um monte de centro de treinos, que tive a oportunidade de conhecer. Construíram jogadores. Investiram milhões na base. E você vê Bayern e Borussia na final da Liga dos Campeões. Estão colhendo os investimentos que fizeram na base. É uma gestão toda, uma coisa grande que vem por trás. Ficamos quatro dias em Londrina e conhecemos a base deles. É um exemplo bom de algo que deve ser feito. Tem estrutura e em um futuro próximo tem tudo para estar na Série C e B por um bom tempo - explicou Geromel.