Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Galo empata na altitude, mas volta de Bogotá classificado na Libertadores

Lewis Hamilton lidera primeira sessão de treinos no Bahrein (Foto: Marwan Naamani/ AFP)
Escrito por

O Atlético-MG precisava apenas um empate na noite desta quinta-feira para garantir a classificação para as oitavas de final da Libertadores. E foi exatamente o que conseguiu contra o Independiente Santa Fe, em Bogotá, capital da Colômbia. O 1 a 1 na na altitude faz o Galo se juntar ao Grêmio, outro brasileiro já na próxima fase da competição.

Os gols da partida foram marcados por Guilherme, aos sete minutos do primeiro tempo, e Cuera, aos 17 do segundo. Com o resultado, o Atlético-MG chegou aos nove pontos, mas ainda pode perder o primeiro lugar do Grupo 4 justamente para o time colombiano, que tem oito, na última rodada.

O atual campeão da Libertadores enfrenta o Zamora, da Venezuela, no Independência, na próxima quinta-feira, às 17h30. No mesmo dia e horário, o Santa Fe visita o lanterna Nacional-PAR, que também tem chance de classificação no grupo embolado.

O JOGO

Mesmo com o gramado encharcado do Estádio El Campín, foi pelo chão que o Atlético-MG balançou as redes logo aos sete minutos de jogo. Pierre cortou a ofensiva dos colombianos e a bola caiu nos pés de Guilherme. O meia tabelou com Jô e recebeu de volta na entrada da área antes de bater rasteiro de primeira, no canto esquerdo do goleiro e abrir o placar.

Após o gol, o Santa Fe passou a exercer maior pressão e respondeu pelas laterais fo campo, chegando a ameaçar o gol de Victor ao menos em duas oportunidades, deixando o jogo com ares mais complicados para os mineiros. O Atlético-MG respondeu com outra boa jogada terrestre de Guilherme, ao deixar Jô na cara do gol e ver o companheiro parar apenas no goleiro Vargas.

Apesar do nervosismo e alguns excessos dos dois lados, o primeiro tempo foi marcado pela busca constante pelo gol. Enquanto o Atlético-MG explorou bem as movimentações no seu setor ofensivo, apesar de Tardelli e Ronaldinho um pouco apagados, o Santa Fe chegou com perigo principalmente em alguns momentos, forçando o goleiro Victor a executar boas intervenções.

Necessitando vencer para ainda poder sonhar com a classificação, o time da casa foi ao ataque nos 45 minutos finais. A constante ofensiva dos colombianos abriu espaços no campo para o contra-ataque alvinegro, mas o Atlético não aproveitou e continuou chamando os mandantes para seu campo de defesa. Aos 17 minutos, em vacilo da zaga atleticana, Mosquera cruzou pelou alto e Cuero subiu bem para empatar a partida.

Não satisfeito, o Santa Fe continuou em cima. Apesar de ter diminuído o ritmo, os anfitriões marcaram presente no campo de ataque, deixando o Galo praticamente sem chegar ao gol de Vargas. Ciente da necessidade de sair para o jogo em velocidade, Autuori promoveu a entrada de Neto Berola em campo. A medida pouco surtiu efeito, e o Atlético-MG passou sufoco atrás de sufoco. O goleiro Victor passou a ser o nome do jogo, já que o setor ofensivo não funcionava mais, e evitou a virada e uma possível goleada.

Ao fim da partida, ainda deu tempo de um torcedor do Santa Fe invadir o campo e buscar um abraço de Ronaldinho Gaúcho. Placar final, 1 a 1 em Bogotá.

FICHA TÉCNICA:
INDEPENDIENTE SANTA FE 1 x 1 ATLÉTICO-MG

Local: El Campín, em Bogotá (Colômbia)
Data-Hora: 03/04/2014, às 23h (de Brasília)
Árbitro: Saúl Esteban Laverni (ARG)
Assistentes: Ernesto Uziga e Ezequiel Brailovsky (ARG)

Cartões amarelos: Mosquera (SFE), Alex Silva e Leonardo Silva (CAM) 
Cartão vermelho: - 

GOLS: Guilherme, 7'/1ºT (0-1); Cuero, 17'/2ºT (1-1)  

SANTA FE: Vargas; Anchico, De La Cuesta, Francisco Meza e Mosquera; Daniel Torres e Édison Méndez (Pacheco - 42'/2ºT); Cuero, Ferreira (Arias - Intervalo) e Copete; Sérgio Herrera (Medina - Intervalo). Técnico: Wilson Gutiérrez.

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Otamendi e Dátolo; Pierre, Leandro Donizete (Marion - 37'/2ºT) e Guilherme (Neto Berola - 29'/2ºT); Diego Tardelli (Alex Silva - 14'/2ºT), Jô e Ronaldinho Gaúcho. Técnico: Paulo Autuori.