Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fúnebre saideira! Portuguesa e Vila Nova disputam ‘pior jogo’ da Série B

Torcida - Portuguesa (Foto: Renato Silvestre/ LANCE!Press)
Escrito por

Parece velório, mas na verdade se trata do fúnebre jogo entre Portuguesa e Vila Nova, pela última rodada da Série B do Brasileirão. Paulistas e goiânos, donos de números horrendos no certame, entram em campo no Canindé, na noite desta sexta-feira, às 19h30, para se despedir da atual temporada. Ambas as equipes já estão rebaixadas à Série C do ano que vem.

Afundados nas duas últimas posições da Série B (ver mais abaixo), Portuguesa e Vila Nova justificam suas colocações, afinal, são os times que possuem os piores números do torneio: somam mais derrotas e gols sofridos, e menos vitórias e gols marcados, do que qualquer um dos outros 18 times. 

Comecemos pela Lusa. O time do Canindé, comandado nesta reta final pelo técnico Zé Augusto, venceu apenas quatro partidas em 37 rodadas (Vila Nova é o segundo pior no quesito, com nove triunfos). O Rubro-Verde também tem o pior ataque da competição: 27 gols (média de 0,7 tento por jogo).

Agora vamos ao Tigre de Goiás. O Vila Nova do treinador Wladimir Araújo é a equipe que mais perdeu na Série B, com incríveis 26 derrotas em 37 jogos (Portuguesa, segunda pior no quesito, tem 20 revéses). O Alvi-Rubro também carrega nas costas o posto de defesa mais vazada do torneio: 68 tentos sofridos (média de 1,8 gol por partida).

CUMPRINDO TABELA

Lanterna com 25 pontos, a Portuguesa teve seu descenso cravado há exato um mês, após goleada sofrida diante do Oeste, por 3 a 0, no dia 28 de outubro. O Oeste, 19º colocado com 29 pontos, por sua vez, teve a queda consumada em 14 de novembro, após derrota por 1 a 0 também para o time de Itápolis.

Desde então, os morimbundos Portuguesa e Vila Nova se arrastam na competição. A Lusa realizou quatro partidas na condição de rebaixada, somando uma vitória, um empate e dois revéses. O Alvi-Rubro, por outro lado, entrou em campo apenas duas vezes desde o rebaixamento, acumulando duas derrotas.

CANINDÉ 'VAZIO'

Pessoas ligadas à Portuguesa, proibidas de divulgar parciais de ingressos vendidos para o duelo desta sexta-feira, informaram que pouquíssimos bilhetes foram comprados. Nem mesmo a promoção feita pelo clube (arquibancadas tiveram preço reduzido de R$ 40 para R$ 20) deve atrair o torcedor para assistir ao "pior jogo" da atual edição da Série B.

Na última partida como mandante, no empate por 0 a 0 contra o ABC, em 11 de novembro, a Portuguesa vendeu 374 ingressos. Atualmente, o Canindé possui capacidade para 15.400 pessoas.

(Foto: Renato Silvestre / LANCE!PRESS)