Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo tenta quebrar escrita para ficar com o título da Copa do Brasil

GrêmioMania chegará a Chepecó (SC). Primeira loja oficial fora do Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)
Escrito por

O empate em 1 a 1 entre Flamengo e Atlético-PR, na noite da última quarta-feira, pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil, serviu como alerta ao time carioca por conta do retrospecto na história da competição. Nas duas vezes em que o Flamengo chegou à final e fez o primeiro jogo fora de casa, acabou empatando e na partida de volta foi derrotado, perdendo assim o título.

A primeira vez que isto aconteceu foi na edição de 1997 da Copa do Brasil. Na época, o Flamengo enfrentou o Grêmio na ida fora de casa e empatou sem gols. Já a volta, no Maracanã, terminou empatada em 2 a 2 e o título acabou ficando com a equipe gaúcha por conta de ter marcado um maior número de gols na casa do adversário.

Já a segunda vez foi na Copa do Brasil, em 2004. Na ida, o Flamengo empatou fora de casa com o Santo André por 2 a 2. Por sua vez, a volta, realizada no Maracanã, terminou com a vitória da equipe paulista por 2 a 0, garantindo mais um vice para o Rubro-Negro. Levando em consideração todas as finais, a última vez que um time conseguiu superar fora de casa uma vantagem foi o Fluminense em 2007.

Vale lembrar também que desde 2000, apenas em quatro oportunidades os times que decidiram a Copa do Brasil em casa levaram o título. Além disso, a última vez que um clube que decidiu em casa levou o título foi em 2008, com o Sport (também rubro-negro). Contudo, dos nove que foram campeões jogando fora de casa, apenas três conseguiram inverter a desvantagem que tinham no jogo decisivo.

> Confira a relação abaixo:

2000 - Cruzeiro (decidiu em casa)
2001 - Grêmio (decidiu fora e inverteu a desvantagem)
2002 - Corinthians (decidiu fora de casa)
2003 - Cruzeiro (decidiu em casa)
2004 - Santo André (decidiu fora e inverteu a desvantagem)
2005 - Paulista (decidiu fora de casa)
2006 - Flamengo (decidiu em casa, mas era um confronto local)
2007 - Fluminense (decidiu fora e inverteu a desvantagem)
2008 - Sport (decidiu em casa e inverteu a desvantagem)
2009 - Corinthians (decidiu fora de casa)
2010 - Santos (decidiu fora de casa)
2011 - Vasco (decidiu fora de casa)
2012 - Palmeiras (decidiu fora de casa)