Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Para evitar caos no trânsito, Toronto cria alternativas para o Pan-2015

Escrito por

Grandes eventos atraem turistas para o local onde ele acontece e, com isso, o caos no trânsito se torna inevitável. Para os organizadores do Pan-Americano de Toronto, em 2015, a meta a ser atingida é de 20% de redução no tráfego. Os planos vão desde trabalhar em casa, até um serviço de vans, para levar as pessoas aos eventos.

- Conversaremos com empresas da região para permitir que seus funcionários trabalhem de casa durante os Jogos, encorajaremos grandes organizações de entrega e logística a considerarem o horário dos eventos em suas viagens, teremos um serviço de vans em muitas comunidades para levar as pessoas aos eventos... - explicou Saad Rafi, presidente do Comitê Organizador, em entrevista exclusiva ao LANCE!Net. 

Com a Copa do Mundo, em São Paulo, por exemplo, o prefeito da cidade decretou feriado na partida de estreia da equipe, mas, sem repetir isso nas seguintes, o trânsito da capital atingiu níveis acima da média. Após isso, o prefeito decidiu estender o rodízio de veículos das 7h às 20h. Além disso, foi criada uma linha de metrô expresso, do centro da cidade à Arena Corinthians, em Itaquera. Mas o problema no trânsito persistiu.

Em Toronto, está sendo construído um trem, que liga o Aeroporto Internacional de Pearson ao centro da cidade. Cada trem irá parar por outras duas estações e a viagem total do aeroporto ao centro é estimada em 25 minutos. Com isso, a meta é reduzr mais de 1,2 milhões de carros que fazem o mesmo caminho em 12 meses, além de auxiliar 1,8 milhões de passageiros no mesmo período.

- Esse tipo de infraestrutura leva anos para ser construída, mas é algo que o governo está se comprometendo e tem certeza de que estará pronto para os Jogos, com o objetivo de melhorar o trânsito na região e tornar os transportes mais eficientes - comentou o Ministro do Esporte, Cultura e Turismo da Província de Ontario, Michael Coteau, ao LANCE!Net.

Outro problema enfrentado com a Copa do Mundo, foi a distância entre as cidades-sede e a falta de estrutura hoteleira. Para os Jogos em Toronto, que acontecerão em 16 municípios espalhados pela província de Ontario (Toronto sendo um deles), foram criadas 4 cidades satélites para acomodação, com o intuito de aproximar uma região da outra.

- Teremos 4 vilas de acomodação satélites, que irão beneficiar atletas, treinadores e membros participantes dos eventos, caso eles estejam competindo em áreas afastadas da nossa rede dos Jogos - completou Rafi.