Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Europa: um fantasma que assombra a Argentina na estreia da Copa

Neuer e Schweinsteiger com torcedores do Bahia (Foto: Fernando Amorim/A Tarde)
Escrito por

A Argentina estreia na Copa do Mundo neste domingo, às 19h, no Maracanã. O primeiro adversário é a Bósnia e Herzegovina, único rival europeu no grupo F – Irã e Nigéria são os outros. E aí que está o perigo para Messi, Dí Maria & Cia. Há 24 anos, o Velho Continente parece assombrar os hermanos no mais importante dos torneios.

Desde de o último título na Copa do Mundo, em 1986, a Argentina passou a ser eliminada por europeu. A sequência impressiona: Alemanha (1990), Romênia (1994), Holanda (1998), Suécia (2002), Alemanha (2006) e Alemanha (2010).

O fantasma europeu é tão real para a Argentina quanto à falta de tradição do rival desta tarde no Maracanã. É impossível comparar a Bósnia e Herzegovina com qualquer um dos algozes anteriores, afinal, será a primeira participação do pequeno país em Mundiais – anteriormente a seleção atuava como Iugoslávia que, devido à uma série de conflitos na região, se desmembrou em seis países.

Mesmo diante de um rival bem menos poderoso, os jogadores argentinos demonstraram preocupação com a pressão da obrigação de vencer e de jogar bem pelo fato de se ter Lionel Messi como aliado.

– A história e os jogadores que temos, entre eles o melhor do mundo, fazem com que nos vejam como um dos favoritos na Copa – afirmou o zagueiro Ezequiel Garay, em entrevista coletiva durante a semana no CT do Atlético-MG, local de treinos e concentração no Brasil.

16 anos depois...
A última vez que a Argentina atuou no Rio de Janeiro foi há 16 anos. O amistoso, disputado no Maracanã, terminou com vitória da equipe de Sensini, Zanetti, Simeone, Verón, Batistuta & Cia.: 1 a 0.

O FANTASMA EUROPEU DOS HERMANOS:

Alemanha (1990)
A seleção argentina chegou à decisão, mas ficou sem o título. Depois de eliminar Itália, Iugoslávia e Brasil, perdeu para a Alemanha Ocidental (1 a 0)

Romênia (1994)
Os hermanos não tiveram trabalho na primeira fase, mas foram eliminados logo no primeiro mata-mata, após perderem por 3 a 2.

Holanda (1998)
Queda, desta vez, foi nas quartas de final. Os gols de Bergkamp e Kluivert colocaram fim à esperança dos argentinos, que se viram fora de novo.

Suécia (2002)
Eliminação, desta vez, ocorreu na primeira fase. A seleção argentina precisava ganhar dos europeus, mas não passaram de um empate, por 1 a 1. Era o fim.

Alemanha (2006)
Após empate no tempo normal, por 1 a 1, a vaga na semifinal foi decidida nos pênaltis. E a maldição europeia, mais uma vez, se fez presente: 4 a 2.

Alemanha (2010)
A Argentina voltou de novo para casa mas, desta vez, com requintes de crueldade após uma goleada histórica: 4 a 0.