Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Especialista em direito desportivo analisa punição ao Barcelona

Thales Leites (FOTO: Getty Images)
Escrito por

A notícia da sanção da Fifa ao Barcelona caiu como uma bomba na Catalunha. Por conta de transferências e registros irregulares de jogadores menores de 18 anos, o clube foi punido com a proibição de contratar reforços por um ano, logo num período em que precisa reforçar a equipe com um novo goleiro e, pelo menos, um zagueiro de peso.

Em entrevista ao LANCE!Net, Eduardo Carlezzo, advogado especialista em direito desportivo e presidente da Associação Sul-Americana de Advogados do Futebol, explica alguns pontos importantes do processo sofrido pelos catalães.

1- O que, de fato, fala o regulamento que a Fifa utilizou para punir o Barcelona?

E MAIS

HOME: Veja as últimas notícias do futebol internacional
Barcelona não poderá mais contratar nas duas próximas janelas

R: Como regra geral, são proibidas transferências internacionais de atletas menores de 18 anos. Porém, existem três exceções a esta regra. Caso um clube contrate um atleta que se enquadre nestas exceções, deve solicitar a aprovação de um subcomitê da Fifa, o qual analisará toda a documentação relativa ao atleta. Sem tal aprovação o atleta não pode ser contratado e registrado na federação competente.

2- Foi uma punição exagerada? Por que?

R: A punição em primeiro momento surpreende, por se tratar do Barcelona, clube reconhecido pela excelência na formação de atletas. Por outro lado, se o clube efetivamente burlou o regulamento para a contratação de 10 atletas menores de 18 anos, a punição é correta e mostra que a Fifa está mandando um mensagem forte ao mundo do futebol.

3- Há muitos clubes no mundo contratando jovens, sempre. Esse caso pode abrir um precedente para outras punições?

R: Considerando, por um lado, a importância da partes punidas, Barcelona e Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), e por outro o peso das sanções, em especial a proibição de contratação de novos atletas pelo clube, a Fifa estabelece um rigoroso precedente o qual servirá de alerta para as futuras contratações de menores de idade, eis que muito deles ainda são transferidos em total desacordo com as normas da Fifa.

4- Depois do caso Neymar, o Barça se envolve em outra polêmica. O clube pode estar sofrendo em outras frentes por atos considerados suspeitos ou ilegais de sua diretoria?

R: Penso que não, pois tratam-se de dois assuntos diferentes e ao que tudo indica este processo disciplinar havia sido instaurado pela Fifa antes mesmo de explodir a polêmica cercando a contratação do Neymar.

5- Qual é a chance do Barcelona ganhar o recurso que vai apresentar?

R: É difícil emitir uma opinião concreta sobre as possibilidades de êxito sem conhecer bem o que está no processo.