Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dupla que promete! Renato Gaúcho e Conca se reencontram para reeditar sucesso

Escrito por

Uma parceria que funcionou em 2008 será reeditada na próxima temporada e enche de esperança a torcida tricolor. Foi na Libertadores daquele ano que Darío Conca começou a ter maior destaque no futebol brasileiro. O técnico, na ocasião, era Renato Gaúcho, já contratado pela diretoria do Flu. No último sábado, no amistoso de fim de ano organizado por Zico, no Maracanã, ambos se reencontraram, atuaram no mesmo time e trocaram elogios. 
 
– Conheço muito bem o Renato Gaúcho. É um grande profissional, uma grande pessoa e espero ajudá-lo, pois devo muito a ele. Espero voltar ao Fluminense muito melhor do que estava quando saí – disse Conca, para ser retribuído logo em seguida por Renato:
 
– Trabalhei com o Conca no Flu e no Vasco e será uma honra ter novamente esta oportunidade. Ele é um craque e vai nos ajudar bastante no próximo ano.

Será a quarta vez que Darío Conca e Renato Gaúcho trabalharão juntos. Tudo começou no Vasco, em 2007. O meia ainda se adaptava ao futebol brasileiro e era reserva, mas mostrava talento. No ano seguinte Conca e Renato foram para o Flu e o argentino conquistou a titularidade em meio à Libertadores e brilhou com a camisa tricolor. Em 2009, o argentino novamente foi comandado pelo treinador, também no Flu, num curto período que precedeu a chegada de Cuca e o Time de Guerreiros. 

Renato Gaúcho sabe como escalar Darío Conca e o histórico de ambos pode ser o ponto de partida para a formação de um time que será bastante modificado. Depois de um ano de muitas turbulências, o retorno de dois ídolos históricos pode funcionar como espécie de resgate da autoconfiança e protagonismo do Fluminense no país.

Argentino festeja retorno ao Maracanã

Foram cerca de dois anos e meio no Guanghzou Evergrande, da China. No sábado, finalmente Conca retornou ao Maracanã e pôde conhecer o estádio reformado para a disputa da Copa do Mundo e também matar a saudade. O último jogo do argentino no palco mais tradicional do futebol brasileiro ocorreu no dia primeiro de setembro de 2010, quando o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Palmeiras. 

– É lindo poder voltar a um estádio tão bonito. Não conhecia o Maracanã após a reforma e voltar aqui me dá alegria. Espero poder fazer as coisas bem nos jogos do Fluminense – afirmou o meia minutos antes da confraternização de fim de ano de Zico.

Além de retornar ao cenário de grandes atuações, Darío Conca também terá a possibilidade de jogar com antigos companheiros de Fluminense que seguem no clube como Diego Cavalieri, Gum, Carlinhos, Fred, entre outros como Diguinho e Valencia, que têm a permanência indefinida no elenco para a próxima temporada.

Recorde à vista para Renato

Com o retorno ao comando do Fluminense, Renato Gaúcho pode recuperar uma marca histórica e importante pelo clube. Após ter sido ultrapassado por Abel Braga, que treinou o Flu nos últimos anos, o técnico deve voltar à terceira posição no ranking de treinadores que mais comandaram o Flu. Atualmente a diferença de Abelão para Renato é de 33 jogos, isto é, 217 partidas contra 184. Caso fique nos próximos três anos no Tricolor, como a diretoria inicialmente deseja, Renato Gaúcho pode até ultrapassar Ondino Vieira, segundo da lista, com 166 confrontos como técnico do Flu. Em contrapartida, Zezé Moreira, com incríveis 497 jogos, segue inalcançável e deve permanecer no topo durante um longo tempo.

Renato acredita em reformulação

No que depender de Renato Gaúcho, Darío Conca será apenas o primeiro reforço do Fluminense para a próxima temporada. No sábado, no Maracanã, o treinador deixou claro que planeja contar com muitos reforços apesar de reconhecer a qualidade de vários dos atletas que permanecerão no Fluminense para a próxima temporada. De acordo com Renato, uma grande reformulação deve ocorrer. O LANCE! apurou que esta é uma tendência bastante real, uma vez que cerca de 13 jogadores devem deixar as Laranjeiras já no início desta temporada. Alguns deles inclusive já foram embora, como o zagueiro Anderson e o meia-atacante Rhayner. O torcedor do Fluminense pode aguardar por muitas caras novas na equipe.