Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Duas vezes vice do Paulista, Neto põe foco total em título pelo Santos

Esquiva Falcão se diverte antes de luta profissional em Las Vegas (Foto: Arquivo Pessoal)
Escrito por

Finalista do Paulistão contra o Ituano, o Santos conquistou seu último título estadual em 2012, ao derrotar outro time desacreditado na decisão, o Guarani. Dois jogadores que defendiam a zebra de Campinas na ocasião hoje estão no Peixe, e um será titular neste domingo, no Pacaembu: o zagueiro Neto, de 28 anos, e que vive sua primeira temporada como titular – o lateral Bruno Peres fica no banco.

Além do vice de 2012, Neto já estava no elenco do Alvinegro ano passado, apesar de não ser titular nas finais contra o Corinthians, quando o Santos foi derrotado. Vice duas vezes, o jogador começou 2014 como titular, e agora busca o seu primeiro título do Paulistão. O foco é tanto pela conquista inédita na carreira que Neto tem evitado até dar entrevistas nos últimos dias. Segundo seus representantes, ele só voltará a falar após o jogo contra o Ituano.

E a história que Neto tenta coroar com seu primeiro título poderia ter sido bem diferente no fim de 2013. Mesmo após a saída de Durval, o Santos pensava em liberar Neto, que não tinha status de titular e enfrentou diversos problemas físicos, sem se firmar. Edu Dracena e Gustavo Henrique formavam a zaga titular, e garotos como Jubal buscavam espaço. Experiente e bem fisicamente, o ex-jogador do Guarani poderia ficar insatisfeito por ficar só no banco.

Foi nesse momento, entre o fim de 2013 e o início da pré-temporada de 2014, em que Zinho, gerente de futebol do Peixe, bancou a permanência do defensor. A seguir, as lesões graves de Edu Dracena e Gustavo Henrique, que só voltam após a parada da Copa do Mundo, deixaram o espaço que Neto esperava para se firmar na equipe titular. E o espaço não foi desperdiçado no Paulistão, torneio que Neto aproveitou para conquistar a confiança de Oswaldo de Oliveira com 15 jogos e um gol.