Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Como dirigente, Juninho desencanta e conquista o Campeonato Paulista

Escrito por

No último domingo, no Pacaembu, o Galo de Itu perdeu por 1 a 0 do Santos no tempo normal. Na decisão por pênaltis, sete a seis para o Itu, campeão paulista de forma dramática.

Foram quase duas décadas como jogador e alguns anos como dirigente para conquistar um dos estaduais mais fortes do país. Enfim, o título do Paulistão veio. Mesmo fora das quatro linhas, Juninho é um dos grandes responsáveis pelo Ituano chegar aonde chegou.

Nos 17 anos em que foi jogador profissional, Juninho Paulista apresentou ótimo futebol e conquistou muitos títulos. Entre eles, muitos merecem lugar de destaque, como a Taça Libertadores da América e a Copa Intercontinental (Mundial de Clubes), vencidos pelo São Paulo em 1993.

Além disso, venceu Brasileirão de 2000 com o Vasco e a Copa da Liga Inglesa, pelo desconhecido Middlesbrought (ING) em 2004. Com a
amarelinha, Juninho venceu a Copa das Confederações em 1997 e foi pentacampeão na Copa de 2002.

Mas ainda faltava o Paulista. O estadual bateu na trave em 1994 com o São Paulo vice-campeão e mais tarde com o Palmeiras, terceiro lugar em 2006. Quando voltou ao Ituano em 2010, para encerrar a carreira no time que o projetou, foi fundamental para salvar o Galo do rebaixamento, com uma vitória sobre a Portuguesa, de virada, na última rodada.

Juninho como dirigente

Após salvar o time da degola em 2010, abandonou os gramados e virou diretor de futebol. No novo cargo, foi um dos grandes responsáveis por iniciar um processo de reestruturação interna e modernização do Estádio Novelli Júnior. Trabalhou na recuperação das categorias de base do time e conseguiu formar um elenco competitivo. Acabou recompensado com o título que lhe faltava.

Após a decisão por pênaltis contra o Santos, no último domingo, Juninho exaltou a competência dos atletas da equipe:

- O que esses caras fizeram ao longo do campeonato, principamente na final, não é facil. Os jogadores do Santos vieram com outro espírito, para ganhar o titulo. Mas nossos jogadores estavam muitos determinados e foi merecido. Eu fico feliz por eles - afirmou o gestor do Galo de Itu.

No início do ano, o objetivo era permanecer na elite do paulista. Hoje, além de campeão, o clube está classificado para o Brasileirão da Série D deste ano e para a Copa do Brasil de 2015. O time se classificou na frente de Corinthians, venceu o São Paulo e eliminou o Palmeiras, tudo antes de chegar na final contra o Santos. O resto,  já sabemos.

Juninho Paulista comenta como conseguiu reerguer o Ituano