Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em dia de primeiro treino da Seleção, Turquia para em memória de fundador da República

Escrito por

O dez de novembro é a um data especial na Turquia. O aniversário de morte do fundador da república, Mustafa Kemal Atatürk, é comemorado de uma maneira muito simbólica. Exatamente às 9h05, horário em que ele morreu há 76 anos, todo o país literalmente para.

As pessoas que estão na rua ficam estáticas no local em que estão. Carros nas ruas também desaceleram completamente. A sincronia da paralisação acontece por meio de uma sirene que toca por todo o país. As bandeiras são hasteadas a meia-haste.

Em Istambul, local onde a Seleção enfrentará a Turquia nesta quarta-feira, as homenagens se concentraram no tradicional bairro de Salacak, na parte asiática da cidade. Funcionários do hotel em que a delegação brasileira está hospedado também se manifestaram. Eles deixaram o estabelecimento na manhã desta segunda por alguns minutos e pararam em frente ao saguão. Após a homenagem, as pessoas retomam às atividades.

Nestes dias em que está na cidade, a reportagem do LANCE!Net observou muitas bandeiras do país nas janelas de casas e apartamentos.

Nascido em 1881, em Salónica, Atatürk foi oficial do exército turco, estadista revolucionário e fundador da República da Turquia, assim como o seu primeiro presidente. Admirador do iluminismo, Atatürk implementou uma série de reformas políticas, econômicas e culturais.

A Seleção Brasileira fará o primeiro treino na cidade na tarde desta segunda-feira. A atividade está marcada para 16h (12h de Brasília) no estádio do Fenerbahçe, local da partida de quarta-feira.