Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No Dia das Mulheres, Vasco convoca cruz-maltinas para Colina

Vascainas (Fotos Reprodução)
Escrito por

O Vasco sempre foi um clube conhecido por ser pioneiro e engajado nas lutas pelas minorias, como no caso do racismo. Mas a relação do clube com as mulheres não é de grande conhecimento dos torcedores. Na partida deste sábado – Dia Internacional da Mulher – contra o Bonsucesso, às 18h30, em São Januário, que terá transmissão em tempo real pelo LANCE!Net, este laço histórico será relembrado.

Por conta disso, o Cruz-Maltino está fazendo uma promoção de meia-entrada (leia mais ao lado no serviço) para as vascaínas que forem assistir ao jogo desta noite na Colina. O vice-presidente de relações especializadas e responsável pelo Centro de Memória do clube, João Ernesto, explica que esta relação com as mulheres foi iniciada na década de 1920.

– O Vasco tem no seu DNA a liberdade democrática. E isso abarcou a mulher, quando na década de 20, a mulher era subalterna e o clube deu essa oportunidade dela se manifestar culturalmente, montando uma equipe de futebol feminino – explica João Ernesto.  

Aliás, a história da mulher no futebol brasileiro se confunde com a Vasco. Ao relembrar isso, um nome vem a mente: Dulce Rosalina. Torcedora símbolo do clube, ela, que se fosse viva teria completado 79 anos ontem, foi a primeira mulher a se tornar presidente de uma torcida organizada, em 1956, quando assumiu a Torcida Organizada do Vasco (TOV).

Conhecida como “Dama do Vasco”, ela chegou a deixar de trabalhar para não se privar do que dizia ser a maior alegria de sua vida: torcer para o Vasco nos estádios.

No jogo de hoje, Dulce Rosalina não poderá estar na estádio, mas ficará lá de cima olhando orgulhosa e torcendo para que este toque feminino reflita positivamente entre os jogadores em campo.  

A mais famosa história de Dulce Rosalina

Por amor ao Vasco:
Em 1968, em um caravana para um jogo do Vasco, em São Paulo, o ônibus de Dulce sofreu um grave acidente e ela teve fraturas na clavícula, no braço e afundamento de crânio. No entanto, Dulce não fez cirurgia, pois as cicatrizes, eram “provas de dedicação ao Vasco”.

Com a palavra:

Adilson Batista
Sobre a importância das mulheres em São Januário

Será importante a presença das mulheres no jogo de hoje. Vamos homenageá-las. Eu acho que seria saudável, louvável, gostoso... As mulheres são sempre bem-vindas nos estádios de futebol. O estádio fica mais bonito.

O nosso objetivo sempre foi o título. Mas, primeiramente, temos de conseguir a classificação e, depois, o confronto da semifinal. Vamos sempre por etapas.

A classificação antecipada já era para estar concretizada. Desperdiçamos alguns pontos onde fomos melhores que o adversário. É importante levar uma vantagem na frente, o intuito é terminar na melhor colocação possível.

Sempre fui otimista, mas sou bem realista também. Vejo futebol dentro de uma realidade. Estou vendo, analisando os confrontos e estou bem tranquilo. Será um jogo duro. O Bonsucesso tem um time bem organizado.
O objetivo do Vasco é a melhor colocação. Vamos ratificar nossa classificação e depois a gente vê o que acontece. Apenas após garantir a vaga pensaremos na semifinal.