Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Definidos, playoffs da NBA começam no sábado; veja como serão os duelos

Tim Duncan, Kevin Durant, Blake Griffin e James Harden (Fotos: AFP)
Escrito por

A última rodada da NBA nesta quarta-feira definiu todos os confrontos dos playoffs do camopeonato, que começam neste sábado, já com quatro jogos. As séries serão definidas em melhor de sete jogos.

Atual bicampeão da NBA, o Miami Heat ficou com a segunda posição do Leste e vai enfrentar uma das presenças mais surpreendentes neste playoff: o Charlotte Bobcats. Atual vice, o San Antonio Spurs vai encarar o campeão de 2011, o Dallas Mavericks.

Os playoffs começam neste sábado, com duas partidas de cada conferência: Indiana Pacers x Atlanta Hawks, Toronto Raptors x Brooklyn Nets, Oklahoma City Thunder x Memphis Grizzlies e Los Angeles Clippers x Golden State Warriors. Os outros quatro confrontos restantes começam no domingo.

Vale lembrar que o playoff é dividido em dois lados: Leste e Oeste. A primeira rodada tem quatro confrontos em cada lado e definem os times que avançam às semifinais de cada conferência. O campeão do Leste enfrenta o vencedor do Oeste na decisão do campeonato.

Confira abaixo como serão os confrontos:

LESTE:

Indiana Pacers x Atlanta Hawks

De um lado, uma das equipes mais interessantes desta temporada: o Indiana Pacers. Com um quinteto titular muito forte (George Hill, Lance Stephenson, Paul George, David West e Roy Hibbert), o líder do Leste promete ir longe novamente, após ter sido finalista de conferência ano passado. O ala Paul George e o ala-armador Lance Stephenson vivem grande fase.

Pelo Atlanta Hawks, a perspectiva não é boa. Tentará surpreender os favoritos com uma equipe desfalcada. Sem o pivô dominicano Al Horford (lesão no peitoral) e o mexicano Gustavo Ayon (lesão no ombro), a aposta é no ala-armador Kyle Korver, que este ano estabeleceu o recorde de 127 partidas seguidas com pelo menos uma cesta de três pontos convertida.

Miami Heat x Charlotte Bobcats

Mais uma vez, o trio LeBron James, Chris Bosh e Dwyane Wade deve dar trabalho na pós-temporada da NBA. A franquia não conseguiu corrigir sua única deficiência, que é a falta de um pivô de origem, mas é mais uma vez favorita em função destes três astros. Além disso, a equipe ainda tem o armador Mario Chalmers mais maduro e conta com nomes experientes no banco de reservas, como Shane Battier, Ray Allen e Chris Andersen.

Já o Bobcats, que ano passado fez campanha pífia, surpreendeu nesta temporada por ter chegado aos playoffs. As apostas da equipe de propriedade de Michael Jordan são o armador Kemba Walker e o pivô Al Jefferson, que carregou a equipe com um grande aproveitamento ofensivo e uma melhora na defesa, que nunca foi seu ponto forte.

Toronto Raptors x Brooklyn Nets

A franquia do Canadá fez uma grande temporada após não ter ido aos playoffs ano passado. Este bom rendimento pode ser creditado ao ala-armador DeMar DeRozan, que fez uma temporada consistente e é o melhor da equipe. O reserva Greivis Vasquez costuma entrar bem.

Já o Brooklyn Nets chega aos playoffs com a moral de ter vencido todas as partidas contra o atual bicampeão Miami Heat na temporada. Além da experiência dos veteranos Paul Pierce, Kevin Garnett e Andrei Kirilenko, o time ainda tem Joe Johnson, que fez grande temporada, e o bom armador Deron Williams. Por outro lado, está desfalcado do pivô Brook Lopez, que só retorna na próxima temporada.

Chicago Bulls x Washington Wizards

Mais uma vez nos playoffs, o Chicago Bulls não terá o lesionado Derrick Rose, assim como no ano passado. Apesar da ausência de seu principal astro, o time tem o pivô francês Joakim Noah em boa fase e seu companheiro de garrafão, Carlos Boozer, completando um forte dueto no garrafão.

Pelo Washington, a equipe voltou aos playoffs após seis anos. A dupla de garrafão, formada pelo brasileiro Nenê e o polonês Marcin Gortat, é uma arma poderosa da equipe da capital, que ainda tem o armador John Wall em grande fase, mas jogando seu primeiro playoff da carreira.

OESTE:

San Antonio Spurs x Dallas Mavericks

Vice-campeão no ano passado, o San Antonio Spurs teve a melhor campanha da NBA este ano (62 vitórias e 20 derrotas). O time manteve a mesma base, com Tony Parker na armação, Tim Duncan e o brasileiro Tiago Splitter no garrafão. O argentino Manu Ginobili entra muito bem e é um grande arremessador.

Campeão em 2011, o Dallas Mavericks segue apostando no ala-pivô alemão Dirk Nowitzki, astro daquele título. O armador Monta Ellis também vem em boa fase.

Oklahoma City Thunder x Memphis Grizzlies

Kevin Durant e Westbrook. Estes dois atletas são as armas do Thunder, especialmente o primeiro, que é candidato a melhor jogador da temporada. O time ainda tem o pivô espanhol Serge Ibaka, que é um bom defensor.

Enquanto isso, o Grizzlies segue apostando na receita que o levou à final do Leste ano passado. A dupla de garrafão formada por Zach Randolph e o espanhol Marc Gasol, este o melhor defensor da última temporada, promete mais uma vez.

Los Angeles Clippers x Golden State Warriors

Ao contrário do rival Lakers, o Clippers fez uma temporada consistente. O ala-pivô Blake Griffin e o armador Chris Paul são nomes de peso da equipe. O time de Los Angeles, porém, tem um problema. Apesar de ser uma das melhores equipes em termos ofensivos na NBA, o time não é forte na defesa e sofreu uma média de 100 pontos por jogo na temporada.

Pelo Golden State, a mesma base jovem que foi aos playoffs ano passado ganhou um nome experiente para ajudar este ano: o ala Andre Iguodala, que é um jogador decisivo. Além disso, Stephen Curry promete fazer um bom duelo de armadores com Chris Paul.

Houston Rockets x Portland Trail Blazers

Com a presença do pivô Dwight Howard, tido como um dos melhores da liga, o Houston tornou-se grande. Outro perigo da equipe é o ala-armador James Harden, que tem um arremesso decisivo. Dos times que foram aos playoffs, Howard foi o recordista de duplos-duplos na temporada, com 47 ao todo, todos obtidos em pontos e rebotes.

Enquanto isso, o Portland vem com uma equipe impulsionada pelo armador Damian Lillard e o ala-pivô LaMarcus Aldridge, que fizeram grande temporada. Enquanto Lillard tem média de mais de 20 pontos, Aldridge se destaca com 23 pontos e 11 rebotes em média por partida.