Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Daniel Dias e Susana Schnarndorf são eleitos os melhores atletas paralímpicos de 2013

Auditor - Washington Rodrigues (Foto: Reprodução/ Facebook)
Escrito por

A natação dominou o prêmio de Melhor Atleta do Ano no Prêmio Paralímpicos 2013. Na noite desta quarta-feira, no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, o voto popular consagrou os nadadores Daniel Dias e Susana Schnarndorf como os que mais se destacaram nesta temporada. As duas estrelas das piscinas superaram em número de votos Alan Fonteles e Terezinha Guilhermina, os escolhidos pelo público em 2012. Os dois derrotados são do atletismo.

A votação foi aberta na internet de 30 de novembro a 9 de dezembro. Esta foi a segunda vitória de Daniel. Vencedor em 2011, na primeira edição do prêmio, o maior medalhista brasileiro em Jogos Paralímpicos se destacou no Mundial, em Montreal (CAN), com a conquista de seis medalhas de ouro e duas de prata. Em fevereiro, ele se tornara o primeiro atleta do país a ser agraciado duas vezes pelo Prêmio Laureus, o Oscar do esporte, pelo desempenho em Londres-2012. Na votação, superou Alan Fonteles e Odair Santos.

Para Susana, o coroamento foi novidade. A gaúcha radicada no Rio concorreu ao prêmio com duas outras campeãs mundiais em 2013: as velocistas Verônica Hipólito, atleta revelação de 2013, e Terezinha Guilhermina, que havia sido a mais votada em 2011 e 2012. O prêmio consolidou uma temporada em que a nadadora conquistou no Mundial uma medalha de ouro (100m peito SB6) e uma de bronze (400m livre S6). Ela ainda foi campeã em etapas nacionais do Circuito Caixa Loterias e bateu vários recordes brasileiros da categoria S6.

Na cerimônia, também foram premiados os destaques das 22 modalidades do programa paralímpico, os melhores técnicos de esporte individual e coletivo, e a atleta revelação. Eles foram indicados por dirigentes e treinadores das confederações a partir do desempenho nas principais competições de 2013 em suas respectivas modalidades.

O evento também marcou uma homenagem aos mil dias para os Jogos Paralímpicos Rio-2016, data a ser comemorada nesta quinta-feira. Entre os convidados estiveram presentes o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Sir Philip Craven, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, atletas, dirigentes, entre outras personalidades.

- Estou muito emocionada, foi um ano muito especial na minha carreira - afirmou Susana.

- Querio agrdecer a Deus por me proporcionar esta emoção grande que estou sentindo. Quero agrdecer ao Comitê Paralímpico Brasileiro por todo o apoio dado. Agradeço em nome de todos os atletas. Agradeço aos que votaram em mim. Espero seguir represemtando tão bem esta nação - disse Daniel.


Os vencedores de cada modalidade:

Atletismo: Alan Fonteles Cardoso de Oliveira
Basquete em cadeira de rodas: Lia Maria Soares Martins
Bocha: Maciel Sousa Santos
Canoagem: Fernando Fernandes de Padua
Ciclismo: Soelito Gohr
Esgrima em cadeira de rodas: Jovane Silva Guissone
Futebol de 5: Jeferson da Conceição Gonçalves
Futebol de 7: Wanderson Silva de Oliveira
Goalball: Romário Diego Marques
Halterofilismo: Evânio Rodrigues da Silva
Hipismo: Vera Lúcia Martins Mazzilli
Judô: Lúcia da Silva Teixeira
Natação: Daniel de Faria Dias
Remo: Cláudia Cícero Santos Sabino
Rúgbi em cadeira de rodas: Alexandre Vitor Giuriato
Tênis de mesa: Bruna Costa Alexandre
Tênis em cadeira de rodas: Carlos Alberto Chaves dos Santos (Jordan)
Tiro com arco: Andrey Muniz de Castro
Tiro esportivo: Geraldo Von Rosenthal
Triatlo: Marcelo Collet e Silva Mauro
Vela: Antonio Marcos do Carmo
Vôlei sentado: Anderson Ribas da Silva


Outros prêmios:

Melhor técnico esportes individuais: Amaury Wagner Veríssimo
Melhor técnico esporte coletivo: Fernando Guimarães (vôlei sentado)
Prêmio revelação: Verônica Silva Hipólito